Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2016 - 08:28

Uma Visão da Floresta Em Santa Teresa


Povo da etnia Ashaninka apresenta sua arte e sua cultura sustentável durante o Arte de Portas Abertas

Índios que vivem a 564 quilômetros da capital do Acre, quase na fronteira do Peru, estarão pela primeira vez no Rio de Janeiro expondo seu artesanato, falando sobre sua cultura e sobre a relação com a Floresta Amazônica. Dois representantes da etnia Ashaninkas, os irmãos Francisco Piyãko e Maria Alexandrina da Silva Pinhanta, participam no nos dias 8 e 9 de outubro(sábado e domingo), do evento Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, Rio de Janeiro (RJ).. Em um espaço ambientado e decorado com peças de vestuário, artesanato e fotos de Alice Fortes, os índios falarão sobre a forma de viver da floresta que tem despertado interesse do mundo inteiro. Na casa dos Ashaninka em Santa Teresa, o visitante poderá comprar produtos como tecidos, roupas, cestaria, bijuterias e outras peças de artesanato.

Os Ashaninkas são oriundos do Peru e têm parentesco com os Incas. Após a chegada dos espanhóis à América do Sul, a partir de 1532, parte deste povo se deslocou para a Floresta Amazônica. No Acre, a tribo com 850 integrantes vivem às margens dos rios Juruá e Amônia, onde realizam um trabalho de sustentabilidade com os seringueiros, a partir da sua experiência de explorar os recursos naturais sem devastar a floresta. Atualmente, com o apoio do BNDES, os Ashaninkas estão desenvolvendo um projeto na Região do Alto Juruá que visa o fortalecimento institucional do povo Ashaninka, a preservação da floresta e o desenvolvimento sustentável dos povos e tem como resultado a comercialização de seus produtos com alto valor agregado (roupas, polpa de frutas, artesanato) para todo o país.

. Programação da Casa Ashaninka: Exposição e vendas: dias 8 e 9 de outubro (sábado e domingo), das 10h às 18h, na Casa de Empreendedores Urbanos (CEU), na Rua Progresso, 67 - Largo das Neves - Santa Teresa, Rio de Janeiro. . Rodas de conversa: 08/10 às 17h: Projeto Ashaninka - com Francisco Piyãko (líder Ashaninka) e Claudia Nessi (BNDES) | 09/10 às 17h: Sustentabilidade Amazônia - com Carolina Schneider Comandulli (Antropóloga - Associação Apiwtxa) e Eugênio Pantoja.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira