Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2016 - 08:36

Raízen e startup Space Time Analytics assinam acordo de inovação no segmento sucroalcooleiro

O objetivo é analisar dados agronômicos, meteorológicos, de drones e de satélites em tempo real para melhorar os processos de planejamento, de otimização e de gestão de riscos na cadeia de valor da companhia.

São Paulo — A Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo, poderá prever, com até um ano de antecedência, qual será a capacidade de produção da safra de cana-de-açúcar em todas as suas unidades. Isso passa a ser possível devido à parceria fechada com a Space Time Analytics, startup brasileira de inteligência artificial. O modelo é inédito no Brasil não só pelo formato como foi desenvolvido como pela escala de produção.

A plataforma, em sua primeira versão, permitirá o melhor planejamento da operação agrícola. Será possível aperfeiçoar o gerenciamento de riscos em toda a cadeia - desde o plantio até a operação comercial.

A previsão é que um novo sistema comece a operar nos próximos meses. O acordo foi firmado após um ano de trabalho conjunto. A primeira solução da parceria estratégica, A-RowTM, automatizou a identificação de 100% das linhas de plantio da Raízen, mapeando as falhas de plantio com melhor assertividade e velocidade 20 vezes maior em comparação com tecnologias / métodos convencionais. Após a experiência, as empresas avaliaram que havia a oportunidade para pesquisar, desenvolver e operar uma plataforma de inteligência artificial proprietária de forma conjunta como base para o futuro competitivo e de inovação contínua da Raízen nos mercados de açúcar, etanol e bioenergia.

“Nossa parceria de inovação com a Space Time Analytics é estratégica e vai gerar um impacto positivo na utilização dos nossos ativos físicos e biológicos, aumentando a produtividade e reduzindo o risco operacional de nosso negocio”, afirma João Alberto Abreu, vice-presidente executivo de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen. E ressalta “A inovação e a tecnologia digital está revolucionando o setor sucroenergético. Essa indústria em breve será reconhecida como uma das mais inovadoras do nosso país”.

“Estamos muito entusiasmados por nos tornarmos parceiros estratégicos da Raízen para a inovação em suas operações, alavancando nossas avançadas plataformas de inteligência artificial, com o objetivo de aumentar sua produtividade e competitividade no mercado brasileiro e internacional”, ressalta Juan Carlos Castilla-Rubio, CEO da Space Time Analytics.

A Space Time Analytics é uma startup brasileira que pesquisa, desenvolve e implementa plataformas e soluções de planejamento, otimização e de gerenciamento de risco para diferentes setores, com foco especial no agronegócio e no setor de base florestal brasileiro e internacional. Sua diferenciação se dá por sua plataforma proprietária que combina implementações de inteligência artificial e modelagem biofísica para analisar grandes quantidades de dados. Essas capacidades alimentam uma vasta família de soluções, entre as quais podem ser destacadas a execução de modelos preditivos, simulação de cenários estocásticos, automação de processos produtivos e de gestão, controle de qualidade e monitoramento de grandes extensões próprias e de terceiros, com base a suas tecnologias proprietárias de visão computacional, de inteligência artificial e de modelagem biofísica avançada. As soluções da Space Time Analytics se destacam pela assertividade e escalabilidade possíveis graças ao alto grau de automação existente em cada implementação. |www.spacetimeanalytics.com

Perfil —A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4.5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 64 aeroportos, possui 63 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 5.800 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 12 anos, possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou aproximadamente 5.600 alunos e mais de 800 mil pessoas com ações realizadas desde 2012.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira