Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2008 - 09:58

Cuidados com a pele após o verão

Com a chegada do verão, as pessoas ficam mais expostas ao sol na beira das piscinas e praias. Mas se você exagerou, o que fazer?

Não há dúvida de que o sol é importante para a humanidade. Esse grande astro é um colaborador importante do bom-humor, por estimular a liberação de neurotransmissores no cérebro, além de ajudar no fortalecimento dos ossos ao auxiliar na produção da vitamina D. O sol, no entanto, caso haja excessos, pode trazer mais resultados negativos do que positivos. Os raios solares contêm diversos comprimentos de ondas, entre ultravioletas, luz visível e infravermelha. O que mais preocupa os especialistas é a ação dos raios UV em contato direto com a pele.

Os raios UVA, UVB e UVC podem causar diversos problemas de caráter imediato (a curto prazo) ou crônico (a longo prazo). Para se entender melhor, quem foi à praia durante um fim de semana e tomou sol, mesmo com protetor solar, a pele pode ficar temporariamente mais ressecada, grossa e avermelhada, decorrente de uma exposição curta aos raios UV. Em casos mais graves, pode haver queimaduras também. "A radiação UVB, mais presente entre 10 e 16h, é a maior responsável por esses danos a curto prazo." comenta o Médico Cosmiatra e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dr. Jardis Volpe. Por isso a recomendação de não se expor ao sol nesses horários.

Caso a pessoa já tenha pré-disposição, manchas já podem aparecer a curto prazo, principalmente aquelas portadoras de um tipo de mancha bem peculiar, o melasma (mais comum nas mulheres e após a gestação), que fica bem escuro depois da exposição solar. “A pessoa que fica exposta ao sol com alguma freqüência, mesmo que na rua por algumas horas por dia, existe o risco, a longo prazo, de surgirem problemas crônicos pela exposição ao UV, como o envelhecimento acelerado, manchas, rugas, e até o aparecimento de câncer de pele”, completa Volpe.

Algumas dicas para quem abusou do sol nesse verão: 1) Conscientize-se: horas a mais no sol são rugas a mais na pele. Se você quiser conservar a beleza de uma pele jovem, deixe de lado essas horas a mais na praia ou na piscina. Opte por horários antes das 10h ou após 16h, com exposições curtas de 20 a 30 minutos e com protetor solar. Nada de óleos ou receitas caseiras para se queimar.

2) Hidrate bem sua pele: o mais importante é deixar a pele hidratada, pois ela pode ter ficado ressecada pela excessiva exposição solar. Pense também no inverno,quando a pele também pode se ressecar mais. Alguns princípios novos de hidratação, como o Aquaporine, aumentam o fluxo de água nas camadas mais profundas da pele.

3) Use produtos com ácidos fracos: o outono já é uma boa hora para se começar a usar produtos para ajudar na renovação celular e controlar os danos causados pelo sol, a fim de se prevenir o envelhecimento da pele. Alfahidroxiácidos, como o ácido mandélico e o glicólico, podem ser usados em concentrações baixas em cremes manipulados, todas as noites.

4) Abuse dos lasers: esta é a época certa para se começar um tratamento para clarear as manchas herdadas no verão. Aparelhos de alta tecnologia, como a luz pulsada de quarta geração (Limelight) removem as manchas sem machucar a pele. As manchas do rosto, colo e mãos podem ser removidas entre 3 e 4 sessões quinzenais.

5) Invista no colágeno: lasers que estimulam o colágeno, como é o caso do laser Titan, podem ser usados para regenerar as fibras colágenas destruídas pela ação dos raios UV. Esse aparelho de infravermelho consegue, a partir de um aquecimento da derme, reconstruir as fibras quebradas, aumentando a união entre elas e diminuindo ou retardando a flacidez da pele. A novidade dessa estação é um laser fracionado chamado DOT. O aparelho italiano faz micro pontos na pele,como se fossem pixels de televisão, e funcionam bem para remover rugas, como os pés-de-galinha ou rugas ao redor da boca.

6) Cuide do corpo: os excessos das férias podem ter resultado em quilinhos extras. Beba bastante liquido e evite bebidas gasosas. Para melhorar no remodelamento do corpo, opte pelo Velashape. Esse equipamento emite luz infravermelha que trabalha a flacidez e celulite do corpo, ajudando a melhorar o contorno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira