Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2016 - 09:28

Biosev firma parceira com instituto agronômico (IAC), de campinas para o desenvolvimento de cana

Ribeirão Preto (SP) — A Biosev e o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, por meio do Centro de Cana, situado em Ribeirão Preto, estabeleceram uma importante parceria que tem como finalidade o desenvolvimento de cultivares de cana-de-açúcar para as principais regiões canavieiras do Brasil. A colaboração entre a empresa e o Instituto prevê diversas ações com a participação de técnicos da Biosev em treinamentos e a instalação de uma rede de ensaios de competição de genótipos de cana-de-açúcar em unidades Biosev com diferentes contextos agroclimáticos.

“A parceria com o IAC irá impulsionar o desenvolvimento do nosso processo de tecnologia agrícola e a cooperação entre a empresa e o instituto”, destaca Ricardo Lopes, diretor Agrícola da Biosev. “O Instituto é um dos mais reconhecidos e respeitados do setor e certamente nossa colaboração mútua será importante”, diz o executivo. O entendimento também prevê a instalação de diversos experimentos já adaptados às condições de cada região nas 11 unidades que a Biosev tem no Brasil.

“A cooperação com a Biosev é extremamente importante para o Instituto, pois a troca de informações será muito rica, e contribuirá para a o desenvolvimento de novas variedades de cana. Além disso, também estão previstas outras ações em conjunto, incluindo a participação de técnicos da Biosev em treinamentos e a instalação de uma rede de ensaios de competição de genótipos de cana-de-açúcar em unidades Biosev com diferentes contextos agroclimáticos” afirma o Marcos Guimarães de Andrade Landell, diretor do Centro de Cana do IAC.

O Programa Cana IAC, envolvido nesta parceria com a Biosev, é responsável por 23% das variedades lançadas no Brasil na última década. No total são 22 variedades de cana-de-açúcar IAC para o setor sucroenergético e uma para fins forrageiros. Resulta também do Programa Cana IAC o Sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB) – método inédito que muda o conceito de plantar cana no Brasil. Com a tecnologia, para o plantio de um hectare, o consumo cai de 18 a 20 toneladas de mudas, no plantio convencional, para 2 toneladas no MPB.

A Biosev é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, com 11 unidades em operação, estrategicamente organizadas em cinco polos agroindustriais: Ribeirão Preto, Mato Grosso do Sul, Nordeste e Leme e Lagoa da Prata. A empresa, do Grupo Louis Dreyfus, iniciou sua atuação na indústria de açúcar-etanol em 2000 com a aquisição de sua primeira unidade no Brasil. Atualmente tem capacidade de processamento de 36,4 milhões de toneladas/ano de cana-de-açúcar e 1.346 GWh/anode energia elétrica renovável excedente, gerada a partir da utilização do bagaço de cana-de-açúcar e outras biomassas. Para armazenagem e movimentação de açúcar, a empresa possui uma joint venture no TEAG - Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá Ltda. Em 2013, a empresa ingressou no Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento que adota os mais altos padrões de governança corporativa. |www.biosev.com

O Instituto Agronômico (IAC) dedica-se ao melhoramento genético convencional de plantas agrícolas e aos pacotes tecnológicos que envolvem essas espécies, desde o plantio à colheita, incluindo estudos de solo, clima, pragas e doenças e segurança e eficiência na aplicação de agrotóxicos. Desde 1887, o IAC atua ininterruptamente. Dentre os resultados estão 1.039 cultivares de 99 espécies. É referência nacional em algumas áreas do agronegócio, como café, cana-de-açúcar, citros, solos e várias outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira