Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2016 - 09:50

Hospital Sírio-Libanês lança material informativo sobre Trombose

Bate-papo ao vivo, pelo Facebook, completa ações que visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra a doença.

No dia 13 de odutubro (quinta-feira), Dia Mundial de Conscientização sobre a Trombose, o Hospital Sírio-Libanês lançará um Infográfico com diversas informações e esclarecimento de causas, sintomas e tratamento da doença. De acordo com a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, a cada 37 segundos uma pessoa morre de tromboembolismo venoso, quando a trombose provoca embolia pulmonar.

A trombose venosa profunda (TVP) caracteriza-se pela formação de um coágulo no interior de uma veia. Ela pode ocorrer em diferentes partes do corpo, e com grande frequência acomete os membros inferiores. Uma parte desse coágulo pode se desprender e seguir pela circulação, acometendo dessa forma outro órgão. Esse fenômeno é chamado de embolia. A embolia pulmonar é um exemplo potencialmente grave desse tipo de complicação.

De acordo com o Prof. Dr. Luiz Francisco Cardoso, médico cardiologista e superintendente de Pacientes Internados do Hospital Sírio-Libanês, atuar na prevenção é muito importante, dado o desconhecimento e a pouca divulgação da doença, apesar de sua forte incidência entre a população.

"Estas são algumas das razões que nos levaram a aderir a esta campanha de conscientização. É preciso que a população conheça a doença, bem como suas formas de prevenção, para que possamos reduzir o número de pessoas acometidas e, principalmente, dos casos de morte", destaca.

Os principais fatores que contribuem para a doença são: obesidade, tabagismo, períodos de gestação e puerpério, diabetes, hipertensão, idade acima dos 40 anos, reposição hormonal, câncer, transfusões de sangue, anormalidades genéticas de coagulação, entre outros problemas de saúde. As pílulas anticoncepcionais podem aumentar o risco de trombose, por isso seu uso deve ser recomendado por um médico.

Infográfico e bate-papo ao vivo —O tratamento da trombose deve ser iniciado o mais rápido possível. Nos casos mais leves consiste no uso de medicamentos anticoagulantes orais. Em situações mais graves, são utilizados procedimentos cirúrgicos. Há também o tratamento complementar, com o uso de meias de compressão e a prática de exercício físico, mas tudo dependerá de cada caso e orientação médica.

Para ajudar na disseminação de informações sobre prevenção e tratamento da trombose, o Hospital Sírio-Libanês lançará nesta quinta-feira (13/10), um infográfico que será divulgado pelas redes sociais da instituição - Facebook, Google+, Linkedin e Instagram.

Além disso, no mesmo dia (13/10), realizará um bate-papo ao vivo, pelo Facebook, com a médica do Núcleo de Hemorragia e Trombose do hospital, Dra. Elisabetta Sachsida Colombo, para tirar dúvidas dos internautas sobre a doença.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira