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Estudo "Best Companies for Leaders"/2006 põe GE em 1º lugar

Filadélfia - "Um número estimado de 75 milhões de trabalhadores vão se aposentar nos Estados Unidos nos próximos 5 a 10 anos(1), incluindo 50% de diretores executivos de importantes corporações", disse Mary Fontaine, vice-presidente e gerente geral do McClelland Center for Research and Information da Hay Group. "Há uma necessidade urgente de liderança com apenas 45 milhões de jovens trabalhadores disponíveis para preencher esses cargos. Alguns setores e mercados já estão batalhando por talentos e líderes. Dentro de poucos anos essa será uma guerra em escala total. As companhias que não estão se preparando estão colocando seus futuros em risco."

A preocupação não é isolada nos Estados Unidos e Europa Ocidental, onde Baby Boomers (nascidos em um período de alta taxa de natalidade) idosos estão prontos para se aposentar. Em países emergentes e em desenvolvimento - particularmente na China, Europa Oriental, Brasil e em outros - a necessidade é para trazer e desenvolver líderes suficientes para manter seu ritmo de crescimento.

O enfoque na identificação e gerenciamento de talentos de candidatos de alto potencial estará no topo da agenda, prognosticou Fontaine. "As organizações que puderem identificar, desenvolver e promover sues líderes internamente estarão melhor posicionadas do que seus pares para vencer a batalha por líderes - e salvaguardar seus futuros organizacionais. As principais companhias já estão enfocando isso. As companhias que não estão preparadas serão forçadas a contar com recrutamento externo - que normalmente é muito mais dispendioso e menos seguro do que a promoção interna."

QUAIS SÃO AS MELHORES COMPANHIAS? AS PRIMEIRAS 20 'BEST COMPANIES FOR LEADERS' DE 2006 : 1) General Electric | 2) Procter & Gamble | 3) PepsiCo | 4) Citigroup | 5) Johnson & Johnson | 6) HSBC Holdings | 7) BASF | 8) Home Depot | 9) IBM | 10) Coca-Cola | 11) Dell | 12) Microsoft | 13) Novartis | 14) Verizon Communications | 15) Nestle | 16) Lockheed Martin | 17) GlaxoSmithKline | 18) Amgen | 19) Hewlett-Packard | 20) BAE Systems

Essas companhias representam um grupo valioso de benchmark (marco de referência) para nossa análise: Sua média de total de acionistas em cinco anos supera a do S&P 500 no mesmo período por 3,53%. Esse período abrange os anos desanimadores após o declínio de 11 de setembro, bem como a recente elevação no S&P.

E o que elas fazem? O estudo identificou as práticas seguidas pelas 'Best Companies for Leaders.' As três principais das seis melhores práticas de 2005 foram também as três principais para 2006 e respondem por 68% da variação no número e qualidade dos líderes como informado por cada organização.

AS MELHORES PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA EM 2006: 1. Ter líderes em todos os níveis que enfocam a criação de um clima de trabalho que motiva os funcionários a dar o seu melhor. | 2. Assegurar que a companhia e sua administração sênior considerem o desenvolvimento da liderança a principal prioridade. | 3. Fornecer treinamento e instrução para ajudar as equipes de liderança, bem como os líderes individuais, a trabalhar juntos de maneira mais efetiva.

As melhores práticas remanescentes destacam a necessidade de começar cedo com gerentes de nível médio e altos potenciais: 4. Atribuição de tarefas de maneira rotativa para altos potenciais. | 5. Programas externos de desenvolvimento de liderança para gerentes de nível médio. | 6. Módulos de liderança de auto-estudo baseados na Web para gerentes de nível médio. | 7. Programas de MBA executivos para gerentes de nível médio.

"As 20 principais companhias têm muito mais probabilidade de utilizar as melhores práticas do que seus pares", disse Fontaine. "E, embora muitas das companhias que observamos empreguem todas as práticas, as principais as utilizam por uma margem muito mais ampla."

Além de identificar as práticas que as companhias devem enfocar para desenvolver sua próxima geração de líderes, o estudo também abrangeu atividades que não adicionam valor - se sua meta for identificar e desenvolver líderes.

As práticas que consomem recursos incluem: Programas baseados em atividades externas | .Módulos de liderança de auto-estudo baseados em papel | .Acompanhamento do trabalho para gerentes seniores | . MBAs executivos e módulos de auto-estudo baseados na Web se tornam as piores práticas quando implementados muito tarde na carreira do executivo.

"Essas práticas podem alcançar outros objetivos, como recompensa pessoal ou criação de equipes de curto prazo", continuou Fontaine. "Mas elas não ajudam as companhias a desenvolver mais e melhores líderes."

A escassez de talentos e líderes causará inevitavelmente efeitos de oscilação em toda parte nos negócios, particularmente colocando uma pressão ascendente inevitável nos salários e questões de equilíbrio trabalho/vida particular. Ela forçará as organizações a pagar um prêmio para a contratação de talentos de fora, o que é financeiramente oneroso, toma tempo e freqüentemente falha.

Fontaine cita essa analogia: "Imagine um jogo de cadeiras musical. As companhias que estão lidando de maneira proativa com a crise agora estarão sentadas nas cadeiras (com os líderes preservados). As que estão atrasadas ficam de pé - observando. Onde você estará quando a música parar?"

O Estudo - Para o estudo 'Best Companies for Leaders' a Hay Group entrevistou 564 companhias com pelo menos US$ 8 bilhões em receitas ao redor do mundo. Os dados foram coletados de três fontes: pesquisas com líderes dentro das companhias, pesquisas com líderes de companhias pares e entrevistas com relevantes acadêmicos e executivos de empresas de pesquisa.

A Hay Group está posicionada para entender as peculiaridades de liderança com mais de 60 anos de experiência na área, juntamente com um banco de dados composto por mais de 4,8 milhões de avaliações de 471.544 funcionários de 4.279 organizações. Mais de 38 mil desses indivíduos estão no nível executivo.

"A pesquisa da Hay Group mostra que leva cerca de três anos para identificar um alto potencial e mais 10 para prepará-lo para o nível executivo", observou Fontaine. "Os custos e riscos do recrutamento externo podem ser ainda maiores. E quantas companhias importantes têm um horizonte de 13 anos para seus programas de desenvolvimento de talentos?"

Informações adicionais sobre o 'Best Companies for Leaders' podem ser encontradas em www.haygroup.com. (1) Dados do US Census Bureau

Perfil da Hay Group - A Hay Group é uma empresa global de consultoria de administração que trabalha com líderes para transformar a estratégia em realidade. Nós desenvolvemos talentos, organizamos as pessoas para serem mais efetivas e as motivamos para dar o seu melhor. Nosso enfoque está direcionado para fazer as mudanças acontecerem e ajudar as pessoas e as organizações a aproveitar o seu potencial. Nós temos 2 mil funcionários trabalhando em 88 escritórios em 47 países. | www.haygroup.com. | Por: AE/Business Wire Latin America

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