Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2008 - 10:31

Grupo Catuai anuncia o terceiro Shopping Center no Paraná

Acumulando mais de 30 anos no mercado da construção civil e há 18 no ramo de construção de shopping center, Grupo paranaense aposta definitivamente no mercado de shoppings anunciando investimentos de cerca de R$ 600 milhões.

O Grupo Catuai, voltado ao segmento de construção civil desde 1977 e de shoppings centers desde 1990, anunciou hoje, dia 10 de março a construção do terceiro shopping do Grupo no Paraná, na cidade de Londrina, norte do Estado. O primeiro shopping do Grupo também está em Londrina, inaugurado há 17 anos, sendo hoje o maior em área bruta locável da Região Sul. Em julho do ano passado, os empreendedores anunciaram a segunda expansão do Catuai Londrina, ampliando de 240 para 324 o número de lojas e para 82 mil metros quadrados a área bruta locável. A expansão será entregue no final de outubro deste ano.

Em outubro do ano passado, o Grupo anunciou a construção do segundo shopping da marca, na cidade de Maringá, com 231 lojas e 37 mil metros quadrados de área bruta locável, que será entregue em outubro de 2009. O Londrina Norte Shopping, lançado hoje, terá 183 lojas e 28 mil metros quadrados de área bruta locável, com previsão de entrega para novembro de 2009. E ainda, este ano, planeja o lançamento de mais um empreendimento na cidade de Cascavel, região Oeste do Paraná, com 190 lojas e 31 mil metros quadrados de área bruta locável, para entrega em 2010.

Os três novos empreendimentos e a expansão do Catuai Londrina irão movimentar investimentos de cerca de R$ 600 milhões, sendo R$ 300 milhões investidos pelo Grupo através de capital próprio e de terceiros e outros R$ 300 milhões em investimentos indiretos. Nos últimos cinco anos, de 2003 a 2007, o crescimento no faturamento do Grupo no mercado de shopping center cresceu 75%. Até 2010, o Grupo Catuai terá acumulado o volume de 156 mil metros quadrados de área bruta locável. “Pretendemos triplicar o faturamento do Grupo com os investimentos que estão sendo empregados nos lançamentos dos novos shoppings”, afirma Alfredo Khouri, diretor presidente do Grupo Catuai. Os quatro shoppings juntos serão responsáveis pela geração direta de 7,7 mil postos de trabalho.

Paraná - O Grupo Catuai é paranaense, e acumula, ao longo da sua história, mais de mil obras construídas em várias cidades brasileiras. Hoje, com sede administrativa em São Paulo, o Grupo vem centrando seus investimentos no segmento de shopping center no Paraná, um Estado com economia pujante e em crescimento acelerado.

Londrina é a terceira maior cidade da Região Sul, contando com mais de 500 mil habitantes e uma ampla área de influência que alcança 4 milhões de habitantes em um raio de 300 quilômetros. Maringá, com 325 mil habitantes, registra uma das maiores rendas per captas anuais do país. “O grande desenvolvimento da região norte do Paraná, impulsionado pela alta rentabilidade agrícola, vêm atraindo potenciais investidores, o que tem propiciado ao Catuai crescer acima da média nacional de shoppings centers”, salienta Khouri.

Sustentabilidade das obras - As plantas construtivas dos shoppings são abertas e planas, com grande ênfase no paisagismo e na iluminação natural. O sistema de construção é moderno, pautado pela sustentabilidade e pela utilização de tecnologia operacional que atende ao conceito de Green Building (construção verde). Exemplos são a utilização de equipamentos de ar condicionado com excelente eficiência energética; o reuso de águas dos lavatórios dos sanitários em lavagem de pisos, irrigação de jardins e bacias sanitárias; o reaproveitamento de águas das chuvas, coletadas em cobertura metálica; e a implantação de sistema de automação predial para integrar os softwares de monitoramento de atividades diversas como câmeras de vigilância, sistema de ar condicionado, consumo e demanda de energia elétrica, iluminação das áreas internas, controle de acesso, entre outros.

A sustentabilidade do sistema construtivo pode ser vista também na utilização de estrutura de concreto pré-moldado que elimina o uso de fôrmas de madeira; no uso de sky lights com iluminação natural; na adoção de luminárias com ótima eficiência energética; na utilização de telhas com isolamento térmico; e na adoção de um piso claro que também colabora para a economia de energia. Entre as modernas tecnologias que serão utilizadas nas obras estão a adoção de geradores com combustível a biodiesel, que proporciona economia de energia elétrica e garante a perfeita operação das lojas mesmo em casos de queda no fornecimento.

Ainda dentro do conceito de sustentabilidade, a construção das obras engloba a adoção do Programa de Qualidade do Ar que permitirá aos shoppings certificar o sistema visando garantir aos lojistas e visitantes um ambiente agradável e seguro.

Na arquitetura está o conceito life sytle, em que as áreas de lazer são tratadas como praças urbanas, ressaltadas pelo paisagismo. “Vamos trabalhar em um conceito moderno de construção, transformando o shopping em uma área de vivência, incorporando áreas verdes e proporcionando uma interação entre ambientes interno e externo, com alta eficiência no consumo interno”, destaca Khouri.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira