Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2016 - 07:09

Dia Mundial da Osteoporose: 20 de Outubro


A doença dos ossos.

Com toda a certeza, informação e disciplina são armas potentes para a qualidade de vida e a preservação da saúde. Exatamente para alertar a população, em 20 de outubro é comemorando o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. Estimativas apontam que 10 milhões de brasileiros sofram desta doença. A maior vitima é a mulher, uma a cada três, com idade acima de 50 anos, entra para a estimativa do IBGE.

Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG), a osteoporose é uma doença óssea sistêmica que se caracteriza por uma diminuição da densidade mineral, pela alteração da microarquitetura e da resistência óssea; o que causa mais fragilidade aos ossos e, consequentemente, mais chances de fraturas.

“75% das pessoas que possuem a doença só a descobrem após sofrer alguma fratura decorrente da mesma. No país, são contabilizados 2,4 milhões de fraturas e, como consequência a esse fato, 200 mil óbitos. Os ossos mais afetados são fêmur, coluna vertebral, ombros e punhos. Outro dado grave é que uma em cada quatro fraturas receba o tratamento adequado”, explica o fisioterapeuta.

Para prevenir a doença é importante ter uma alimentação rica em minerais, exposição ao sol durante 15 a 20 minutos para a liberação da vitamina D no organismo e praticar atividade física. Quando se tem a osteoporose, o ideal é realizar atividades que promovam uma melhora no equilíbrio, força muscular e condicionamento físico, para que sejam evitadas fraturas.

“Nesse sentido, a hidroterapia é um excelente tratamento, pois une a fisioterapia a uma piscina terapêutica, utilizando os princípios mecânicos e térmicos da água aquecida para a realização das atividades. O relaxamento geral proporcionado pela hidroterapia contribui para diminuir as dores de origem muscular e facilita a liberação do hormônio ocitocina. É muito comum a pessoa relatar alívio total das dores ao final da sessão”, explica, Rogério, especialista em hidroterapia.

O fisioterapeuta destaca ainda que os exercícios realizados na hidroterapia promovem alívio das dores e do espasmo muscular; manutenção ou aumento da amplitude de movimentação das articulações; redução de músculos paralisados; fortalecimento dos músculos e desenvolvimento de sua força e resistência; melhora das atividades funcionais da marcha; aumento da circulação sanguínea e reforço da autoestima do paciente pelas atividades recreativas, proporcionando a ele confiança para alcançar máxima independência funcional e relaxamento.

O especialista —Rogério Celso Ferreira é fisioterapeuta formado pela UFMG, com mais de 20 anos de experiência profissional. Trabalhou no Hospital Sarah em Brasília (DF) e Salvador (BA), atuando com reabilitação ortopédica, traumatológica e neurológica. Proprietário e fisioterapeuta da Fisior Hidroterapia, em Belo Horizonte (MG); professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira — Universo; e fisioterapeuta da Rede Fhemig. |www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia | Instagram: @fisiorhidroterapia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira