Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2008 - 10:50

70 bajas chegam a Piracicaba para a XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS


Competição de carros off-road construídos por estudantes é organizada pela SAE BRASIL e encerra no domingo.

Os 70 Baja SAE projetados e construídos por cerca de 800 estudantes de engenharia de cinco regiões do Brasil, além da Venezuela e Colômbia, chegam no dia 13 (quinta-feira). Os veículos off road irão disputar a tradicional Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, organizada pela SAE BRASIL e que acontecerá no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) até domingo, dia 16.

Na 14ª edição, a competição de engenharia reunirá estudantes de 55 instituições de ensino, de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Venezuela e Colômbia. Durante os quatro dias, cada equipe irá submeter seu veículo off road a avaliações estáticas e dinâmicas, aplicadas por especialistas das principais indústrias da área da mobilidade do País.

Ao final das provas, no domingo, as duas equipes melhores classificadas ganharão o direito de representar o Brasil na Baja SAE Montreal, competição realizada pela SAE International, que acontecerá entre 11 e 14 de junho, em Montreal, Quebec, no Canadá. Nos Estados Unidos, o Brasil é tricampeão na modalidade.

Entre as novidades, a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS 2008 contará com a primeira equipe representante da região Norte, a equipe Pará Pai D’Égua, da Universidade Federal do Pará. Também novidade será a participação pela primeira vez de estudantes da Venezuela (duas equipes) e da Colômbia (uma equipe).

Do Brasil, a competição terá 21 equipes de São Paulo, nove do Rio Grande do Sul e sete do Rio do Janeiro. Santa Catarina e Minas Gerais terão seis equipes cada, enquanto o Espírito Santo será representado por duas equipes e o Paraná por três equipes. O Nordeste levará ao todo 11 equipes, de cinco Estados: Pernambuco (quatro), Paraíba, Ceará e Bahia com duas equipes cada e o Rio Grande do Norte com uma equipe. Brasília será representada por uma equipe, assim como o Pará.

Competição - A competição teve início em janeiro, com o envio de relatórios técnicos de cada projeto pelas equipes e segue com o desenvolvimento e construção dos veículos quase sempre dentro das instituições de ensino. Quando chegam em Piracicaba, os Baja SAE serão submetidos a avaliações de segurança, aceleração, velocidade, manobrabilidade, tração e um enduro de resistência, com quatro horas de duração, realizado em pista de terra cheia de obstáculos. Além disso, a partir deste ano, as equipes deverão apresentar o projeto para uma banca de juízes, também especialistas da indústria.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, as competições estudantis da associação possibilitam o aprofundamento técnico dos futuros engenheiros, que passam a ter contato com desafios reais, similares aos que enfrentarão depois de formados. “Independentemente das posições conquistadas, os participantes ganham com a competição, porque mais do que construir um veículo, eles aprendem todo o processo que envolve o desenvolvimento de um produto, da concepção até a viabilização do projeto”, afirma Vilmar Fistarol.

A XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS acontece de 13 a 16 de março de 2008, na ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo. * A competição é aberta ao público todos os dias. No domingo, é preciso levar 1 kg de alimento para assistir o enduro de resistência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira