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18/10/2016 - 08:15

Como o Same-Day Delivery vai revolucionar seu e-commerce

Não é preciso nem falar que o e-commerce no Brasil não para de crescer; isso todos já sabem. A praticidade de poder comprar de qualquer lugar, as facilidades de pagamento que, muitas vezes, são melhores do que na loja física, e o conforto do produto chegar na sua casa sem que você precise transportá-lo são alguns dos benefícios de quem compra online. Mas e como fica a ansiedade do consumidor?

Uma pesquisa feita em 2016 pela Excelcom, Inc, revelou que em 60 segundos na Internet, 2,4 milhões de buscas são feitas no Google; 20,8 milhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp e 527 mil fotos são compartilhadas no Snapchat. Você também deve ter notado o crescimento de serviços como o Netflix e Spotify. A conclusão é quase óbvia: há o crescimento de plataformas on-demand e instantâneas. Mas o que isso tem a ver com o e-commerce?

Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, em 2015, pela Trustev, 56% dos millenials norte-americanos disseram ser fundamental ter a opção de same-day delivery no site de compra online; mas apenas 4% dos sites tem essa opção. No Brasil, esse número é ainda menor! Outro dado importante é que, segundo a ComScore, 60% dos clientes desistem da compra por conta do grande tempo de entrega. Ou seja, a conveniência já é tão importante para o consumidor quanto o preço.

Sobre o valor da compra, este é outro dado que vem mudando ao longo do tempo. Em uma pesquisa realizada pela Goldman Sachs em 2016, e divulgada pela Tetra Pak, os millenials têm seis características bem distintas no seu hábito de compra: são globais, conectados, gostam de boas experiências, são online e offline, impulsivos e inteligentes. Ao comparar a relação custo X benefício, não se importam de pagar um pouco a mais por algo, desde que o valor agregado esteja de acordo com seus valores.

Podemos concluir, então, que as vendas online de seu e-commerce podem aumentar desde que a experiência de compra melhore - desde a procura, até a entrega, que deve ser ágil e de qualidade. Com isso concluímos que há muito espaço para crescer com o same-day delivery.

Com uma entrega no mesmo dia (D0) ou no dia seguinte (D+1), é quase como comprar na loja, mas no conforto do seu sofá. Mas para isso, é preciso que o sistema por trás da entrega funcione e que o sistema de entregas esteja integrado com o do e-commerce. Além disso, é deve-se desenvolver um trabalho de logística com base em volume e roteirização, para que o valor da entrega seja o menor possível, aumentando ainda mais as conversões de same-day delivery.

Para completar, o consumidor recebe por e-mail ou sms um link para que ele possa acompanhar online e em tempo real sua entrega, sabendo exatamente que horas seu produto chegará em sua casa. Definitivamente essa é uma forma de diminuir a ansiedade do cliente, ao mesmo tempo que aumenta a conversão do seu e-commerce.

Como vimos, há muito espaço para aumentar as conversões das vendas online. É preciso juntar uma boa experiência a um bom valor agregado. O que os consumidores querem é aproveitar sua compra, e o quanto antes! Não podemos negá-los esse prazer, certo?!

. Por: Juliana Clemente, diretora de operações da Loggi desde 2014. Antes disso, foi Managing Director do Groupon no Brasil, além de acumular experiência na área de projetos e produto em diversas startups.

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