Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2016 - 07:53

Inovação e criatividade marcam a Final do Prêmio Universitário Aberje noWMC

O grupo da PUC do Rio Grande do Sul (PUC-RS) ficou em primeiro lugar no Prêmio Universitário Aberje (PUA), cuja final começou às 8h no segundo dia do World Mining Congress, no Centro de Convenções Sulamerica, no Rio de Janeiro. A 6ª edição do PUA, organizada pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje) e patrocinada pela Vale, convocou estudantes de todo o Brasil para criar um projeto para contribuir para desmitificar a mineração com o tema “‘A indústria da Mineração é mais do que o quê você vê”. Com uma proposta de usar o orgulho que os mineradores têm de seu trabalho para contar histórias, entre outras sugestões, o grupo formado por Guilherme Severo, Jessica Cardoso, Matheus Wecki e Paula Ferreira conquistou o PUA.

José Fernando Coura, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM, reconheceu a dedicação dos participantes. “Os jovens trazem a nós ensinamentos para que cada vez mais possamos ser responsáveis com o que nós fazemos”.

Cinco grupos apresentaram seus trabalhos diante de um júri composto por profissionais de comunicação de várias empresas e instituições e os vencedores foram anunciados por volta das 13h. Em segundo lugar ficou o grupo da ECA-SP, em terceiro o da Universidade Federal do Maranhão, em quarto o da UNI-BH e em quinto outro grupo da ECA-SP. Os vencedores ganharam R$ 18 mil, divididos entre os três primeiros colocados, e o primeiro lugar fará uma reportagem no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Os cinco finalistas também farão uma viagem para conhecer as operações da Vale em Carajás.

“Foi muita emoção. Acreditávamos muito no nosso trabalho e nos empenhamos, mas vimos que todos os projetos apresentados eram excelentes. Ficar em primeiro lugar é um reconhecimento de nossa dedicação e empenho”, diz Jessica Cardoso, representante do grupo que ficou em primeiro lugar.

“Todos são vencedores e os estudantes estão entrando no mercado de trabalho com o pé direito. Ficamos impressionados com a qualidade dos trabalhos e com os grupos, que aceitaram o convite para dialogar com o mercado. Esse é apenas o começo para eles”, afirmou Paulo Henrique Soares, gerente-executivo de Comunicação e Relações Externas da Vale.

Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, reforçou a importância do prêmio. “A Aberje atua hoje em três frentes: advocacy, produção de conteúdo relevante para o mercado e formação e carreira. Mas há uma quarta frente que perpassa todas essas, que é o reconhecimento, por meio de premiações como o PUA. Além de ser uma forma de a Aberje entrar em contato com a nossa próxima geração de profissionais”.

2º lugar – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP): “Foi muito boa a oportunidade que tivemos de trabalharmos juntos, unindo as áreas de expertise e interesse de cada um do grupo. Aprendemos muito com a oportunidade de repensar o posicionamento de um setor inteiro e não somente de uma empresa”, afirmou Otávio Gonçalves, que forma o grupo junto com Diogo Cortez, Vitor Coelho, Anna Andrade e Rhiana Ghissardi.

3ª lugar – Reinventar para conectar – Universidade Federal do Maranhão: “Essa é a segunda vez que participamos do PUA. É sempre um aprendizado do início ao fim. Mergulhamos no universo da mineração e descobrimos como ela está é importante e está presente no nosso dia a dia. Além disso, tem o enriquecimento profissional, a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para tantos profissionais com credibilidade”, comemorou Isabella Silva, integrante do grupo ao lado de Suelen Campos, Julio Filgueiras, Mariana Galvão e Henrique Coutinho.

4º lugar – Importante para você – UNIBH: “Não esperávamos que esse trabalho fosse impactar tanto a nível pessoal. Foi muito bom participar do projeto, criar ações, convencer e influenciar pessoas. Nós éramos leigos no setor de mineração e conseguimos absorver conhecimentos importantes que fizeram diferença”, comentou Débora Alves em nome do grupo.

5º lugar – Plano de Reposicionamento da Indústria Mineradora – Escola de Comunicação e Artes: “Estamos no primeiro ano da faculdade ainda, com pouca experiência prática, e a participação no prêmio foi energizante. Foi uma oportunidade de colocar em prática e entrar de cabeça na mineração. Foi interessante saber que a mineração é mais do que a gente pensava”, disseram Mairê Ferraz e Antonio Morandim, ao lado de Antonio e Mariana, também participantes.

. World Mining Congress 2016 – 24º Congresso e Exposição Mundial de Mineração, de 18 a 21 de outubro de 2016(terça a sexta-feira), no Centro de Convenções SulAmérica, Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Centro, Rio de Janeiro – RJ. 24th World Mining Congress: www.wmc2016.org.br/port/default2.asp.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira