Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2016 - 08:36

Aprender com os outros é crucial para alcançar o sucesso

Mas nunca subestime o poder de confiar no seu próprio juízo.

A capacidade crítica é um dos aspectos mais vitais para o sucesso nos negócios, sendo crucial na construção de um novo empreendimento. Um juízo apurado é o pilar principal diante da ambiguidade e da incerteza, além de ser uma habilidade valiosa a se contar quando só experiência e informação não são suficientes.

A importância do bom senso inclusive ganhou clareza em abundância nos últimos meses. A queda de unicórnios consagrados, como a Powa e a Zenefits, demonstra que até os investidores mais experientes e seriais também estão sujeitos a interpretar mal tanto o potencial de mercado quanto o caminho ideal de crescimento.

Num mundo que está cada vez menor, vemos novos negócios se tornando globais rapidamente. Ao mesmo tempo, empreendedores locais agilizam a adaptação de modelos de negócios inovadores por todo o planeta, enquanto líderes em indústrias tradicionais enxergam a ameaça de disrupção.

Com essas tendências evoluindo, impulsionadas pelas mídias modernas, a necessidade de novos modelos ficou mais urgente. Sendo assim, é cada vez mais comum para empreendedores de primeira viagem voltar-se a outros mercados e heróis de negócios em busca de inspiração para alcançar o sucesso num empreendimento de risco.

Ninguém pode negar que Arianna Huffington ou Jack Dorsey estão entre as mentes mais refinadas dos negócios atualmente, porém focar demais naquilo que os outros alcançaram nem sempre pode beneficiar sua organização diretamente. Até a correspondência de padrões proporciona apenas um sinal impreciso sobre o que vem obtendo êxito, algo que não necessariamente pode ser traduzido em sucesso. No fim das contas, não há receita certa para empreender com sucesso garantido, e a verdade é que cada um de nós poderia construir um negócio lucrativo!

A natureza de formular um novo negócio é essa – o novo. Portanto, você está sujeito a encarar situações que não ocorreram no passado numa configuração que provavelmente é bastante diferenciada e singular. Se por um lado pode ser útil saber o que pessoas inteligentes fizeram, por outro também é imprescindível seguir e confiar em seu próprio juízo.

Os sucessos e fracassos que você lê a respeito, e as escolhas que os rock stars do empreendedorismo fizeram, são ferramentas importantes no seu arsenal. Contudo, ninguém saberá melhor do que, ou pelo menos se importará tanto quanto, você na hora de tomar a decisão correta, seja qual for a situação que se apresente.

Não há diagrama ou desenho técnico para ter senso crítico de sucesso, entretanto vale considerar os pontos a seguir:

. Adquira novas perspectivas –Pergunte para as pessoas o que elas acham além de questioná-las sobre o que sabem. Assim como você não consegue seguir cegamente um conselho qualquer, não ignore a visão das pessoas no seu time, ou aqueles que desejam compartilhar seus pensamentos.

. Planeje e ajuste - Defina sua meta e conduza seu negócio até ela –mas não coloque no piloto automático. Mantenha seus olhos abertos, aproveite os atalhos, adapte-se às mudanças nas condições e ao que o mercado lhe diz.

. Pegue ideias emprestadas– À medida que você for respondendo às mudanças nas condições, não comece a pavimentar novos caminhos quando você não precisa. Não tenha medo de pegar emprestadas algumas coisas que funcionaram. Um novo empreendimento de risco já traz incerteza o bastante para você lidar, então se há um jeito fácil, testado e verdadeiro de fazer as coisas – não dê margem ao acaso, use-o!

. Desenvolva suas capacidades –Habilidades de gestão e negócios vão ajudar você a aprender a confiar no seu julgamento. Com frequência vejo pessoas que não têm experiência em negócios com receio de confiar em si mesmas. Com o treinamento correto, no entanto, as vi florescer e seguir adiante com seus empreendimentos de sucesso. Reconheça suas limitações, lute para aprender mais, e sempre responda com uma ação; assim você consegue avançar mesmo quando for difícil escolher o caminho certo.

Criar um negócio, seja em qual for o patamar, é um imenso desafio. Com o sucesso e o crescimento vêm mais complexidade e responsabilidade. Se você está constantemente aprimorando e refletindo sobre o seu próprio juízo, este por sua vez também irá crescer, bem como sua confiança nele.

. Por: Yossi Feinberg, Professor John G. McCoy–BancOne Corporation de Economia na Escola de Negócios de Stanford, e diretor do Stanford Ignite, um programa de inovação e empreendedorismo que será lançado em Londres em 2016.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira