Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2016 - 08:53

Dados mostram efetividade de 83% da vacina Bexero® em bebês

No primeiro ano do programa nacional de imunização contra meningite B no Reino Unido. Casos de meningite B caíram pela metade após dez meses.

Rio de Janeiro — Dados preliminares do primeiro programa nacional de imunização contra a meningite B com Bexero1, lançado há um ano no Reino Unido, mostram efetividade estimada da vacina de 83% contra qualquer variedade de meningite B e de 94% contra variedades passíveis de prevenção pela vacina, para todas as crianças que receberam as primeiras duas doses das três recomendadas2. As notificações de casos foram reduzidas em 50% na população elegível à vacinação nos primeiros dez meses do programa, comparado com a média de casos reportados nos últimos quatro anos. Os dados foram apresentados no início de setembro pelo Departamento de Saúde Pública da Inglaterra (Public Health England - PHE) no Congresso International Pathogenic Neisseria Conference (IPNC), na cidade de Manchester, no Reino Unido.

A adesão à vacina no programa nacional de imunização no Reino Unido é alta. Entre mais de 600 mil bebês com idades entre zero e um ano, elegíveis à vacina, mais de 90% receberam duas doses.

Dr. Thomas Breuer, Chefe Médico da GSK Vacinas comentou: “Estamos muito animados com os resultados iniciais deste programa nacional, que demonstram que Bexero ajuda na proteção de bebês no Reino Unido contra esta doença frequentemente fatal. Os dados colaboram de forma consistente para avanços no nosso entendimento do impacto das vacinas contra meningite B em condições do mundo real e podem ajudar as autoridades das áreas de saúde pública em outros países ao redor do mundo na adoção delas no futuro. Este relatório oferece segurança aos pais que já vacinaram seus filhos ou os que desejam protege-los contra a meningite B no futuro. ”

A doença meningocócica invasiva do tipo B é o principal tipo de meningite potencialmente fatal no mundo industrializado. Apesar de não ser comum, a doença meningocócica invasiva do tipo B se desenvolve de forma rápida, tipicamente em crianças e adolescentes previamente saudáveis e tem altas taxas de morbidade e mortalidade. Os sintomas iniciais podem ser frequentemente confundidos com os da gripe, tornando o diagnóstico difícil. Cerca de um em cada dez pacientes que contraem a doença morre, mesmo com tratamento apropriado. Além do mais, cerca de 20% daqueles que sobrevivem à meningite bacteriana podem sofrer graves sequelas físicas ou neurológicas (perda de membros, da audição ou ter convulsões).3,4

Bexero é, atualmente, a única vacina meningocócica B licenciada na Europa. O programa nacional de imunização do Reino Unido é o primeiro programa de prevenção à meningite B no mundo. Os bebês são imunizados aos 2 e 4 meses de idade, com reforço aos 12 meses, fora do esquema de doses licenciado5, mas de acordo com as recomendações determinadas pelo comitê assessor de imunização do Reino Unido2. Os dados apresentados mostram o impacto imediato nos índices de doença meningocócica B na população elegível após duas doses da vacina. Dados adicionais são esperados, após os primeiros bebês do programa receberem a dose de reforço até o fim deste ano.

Linda Glennie, chefe de pesquisa da Meningitis Research Foundation disse: “É ótimo vermos esta comprovação inicial de que o programa nacional de imunização contra meningite B para crianças com menos de um ano de idade é efetivo. Esperamos que outros países que sofrem com a meningite B considerem proteger sua população contra esta doença fatal. Meningite e sepse podem matar em horas e deixam boa parte dos sobreviventes com sequelas que impactam suas vidas. Vamos seguir colhendo dados que ampliem o conhecimento acerca da vacinação contra meningite B.”

A incidência de meningite B é maior entre bebês com menos de um ano de idade e o objetivo maior da vacinação contra a doença meningocócica é a redução total da carga da enfermidade. Os dados apresentados no IPNC mostram que isso já está acontecendo no Reino Unido. A GSK aguarda com boa expectativa as futuras análises que serão realizadas pelo Departamento de Saúde Pública do Reino Unido acerca da efetividade da vacina nos próximos meses e anos.

Bexsero®[vacina adsorvida meningocócica B (recombinante)] — A vacina Bexsero é licenciada em mais de 35 países6, inclusive nos Estados Unidos e Brasil. Entre eles estão os países da Comunidade Europeia e do Espaço Económico Europeu, Austrália, Argentina, Chile e Uruguai, onde Bexero está aprovada para crianças, adolescentes e adultos a partir dos dois meses de idade, e no Canadá para aqueles com idades entre 2 meses e 17 anos de idade. Nos Estados Unidos, Bexero está aprovada para uso em indivíduos com idades entre 10 e 25 anos. No Brazil, Bexero está aprovada para uso em indivíduos com idades entre dois meses e 50 anos.

A GSK — Uma das indústrias farmacêuticas líderes do mundo em pesquisa e cuidados com a saúde, a GSK está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que pessoas façam mais, vivam melhor e por mais tempo. |www.gsk.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira