Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2016 - 09:06

Acordo entre Infraero e UFU desenvolverá pesquisa e ações

Para redução do risco da fauna no Aeroporto de Uberlândia.

A Infraero e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) firmaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver atividades de pesquisa e manejo de fauna no Aeroporto de Uberlândia. O foco dos trabalhos será no aprimoramento científico, com a capacitação de pessoal e implementação de ações para reduzir o risco de fauna no aeroporto. As ações serão desenvolvidas ao longo de 36 meses, a partir do dia 13 de outubro (quinta-feira), quando houve a publicação no Diário Oficial da União.

Inicialmente, técnicos da UFU e da Infraero farão um diagnóstico da condição atual do aeroporto com foco na fauna presente na área, bem como análises da legislação pertinente e levantamento das informações e estudos já elaborados no sítio. Em seguida, serão definidos os projetos de pesquisa e seleção das equipes que desenvolverão os trabalhos de campo.

“Uma vez no aeroporto, os técnicos da UFU e da Infraero trabalharão juntos em atividades como análises de risco da fauna no ambiente do aeroporto; recebimento de carcaças para fins de pesquisa e ensino; tratamento de animais feridos por colisões com aeronaves; treinamento sobre técnicas de captura e auxílio especializado na implementação de medidas diretas de manejo”, explica o superintendente do Aeroporto de Uberlândia, Sérgio Kennedy.

Nesse processo haverá uma troca. De um lado, a Infraero contará com a experiência da UFU na elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico pela Faculdade de Medicina Veterinária e o Hospital Veterinário, que contam com infraestrutura, professores e estudantes envolvidos no atendimento veterinário e pesquisa com animais silvestres. “De outro, a universidade terá o aeroporto como espaço para estudos com grande potencial de trabalho, por envolver uma mistura das condições encontradas em ambientes urbanos e naturais”, afirma a bióloga Alice Maria Vilhena.

Os benefícios para os alunos vão além da pesquisa. Segundo o professor doutor André Quagliatto, coordenador técnico do Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS) da UFU, "o acordo entre Infraero e UFU possibilitará a participação direta dos Veterinários especialistas em animais silvestres no atendimento clínico e cirúrgico de animais envolvidos em ocorrências dentro do Aeroporto de Uberlândia, bem como no estabelecimento de medidas preventivas que serão adotadas para minimizar o risco de acidentes com animais”. A universidade sinaliza ainda que essas ações vão colaborar com a formação acadêmica dos estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação.

O acordo não prevê repasse de recursos entre os participantes e, ao final de cada ano, um relatório das ações será elaborado para avaliar as medidas e propor novas linhas de ação. Após o prazo de 36 meses, o compromisso poderá ser renovado caso haja interesse das partes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira