Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2016 - 09:06

thyssenkrupp leva novidades do setor automotivo para o Congresso SAE Brasil

Tendências em tecnologia ganham destaque na programação voltada para engenharia de mobilidade.

Inovações para sistemas de direção elétrica e componentes automotivos em fibra de carbono serão as novidades que a thyssenkrupp – uma das líderes globais de soluções de engenharia para o setor industrial – levará para a 25ª edição do Congresso SAE Brasil, que ocorrerá de 25 a 27 de outubro(terça a quinta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento tem como foco apresentar as tendências da engenharia de mobilidade.

Além da apresentação de papers – na edição de 2015, um dos trabalhos apresentados por especialistas da thyssenkrupp recebeu menção honrosa concedida pela organização do Congresso SAE –, a empresa marca presença na programação com as palestras ministradas pelo gerente de vendas e engenharia da unidade Steering para o Brasil, Luciano Farias, e por Ricardo Cardoso, gerente de tecnologia, inovação e sustentabilidade da thyssenkrupp para a América do Sul. A companhia está entre as participantes do “Hub Tecnológico”, novo espaço do congresso onde grandes empresas vão apresentar suas mais recentes inovações e desenvolvimentos.

Nessa parte da programação, a thyssenkrupp vai expor uma coluna EPS (Electric Power Steering), tipo de sistema de direção com assistência elétrica, por enquanto importado, que em breve será produzido pela empresa no Brasil. O destaque dessa solução é a maior eficiência energética (power on demand), com uma consequente redução no consumo de combustível. O produto também possibilita diferentes configurações de assistência, ampliando assim as variações de “steering feel”, ou seja, da sensibilidade da direção, e a inclusão de funcionalidades como "Park Assist", "Lane Assist", “Compensação de Vento Lateral", entre outras.

A thyssenkrupp desenvolveu sua coluna de direção elétrica com base em um conceito modular, proporcionando assim flexibilidade de aplicação. O sistema é conectado a diversas funções do veículo, incluindo velocidade, informações do terreno e leitura do ambiente com radares e câmeras. Essas informações coletadas são analisadas na unidade de processamento do C-EPS (Column Type Electric Power Steering), que define a ação a ser tomada.

“O objetivo do C-EPS é proporcionar conforto e segurança ao motorista. O desenvolvimento de sistemas de direção eletricamente assistidos atenderá em futuro muito próximo os carros autônomos”, antecipa Luciano Farias, gerente de vendas e engenharia da unidade Steering da thyssenkrupp para o Brasil.

O sistema de direção é um ponto-chave para o desenvolvimento dos veículos autônomos. Como parceira de longa data da indústria automotiva e especialista em tecnologias de direção, a thyssenkrupp quer contribuir ativamente para moldar o futuro da mobilidade. É por isso que os engenheiros da empresa estão trabalhando no desenvolvimento de novas soluções de direção para os veículos autônomos. Veículos experimentais já foram construídos e estão sendo testados em condições reais (clique aqui e assista ao vídeo).

Outro destaque são os componentes em fibra de carbono, a exemplo da roda utilizando esse material, que oferece baixo peso e design otimizado. Uma das vantagens está no uso em componentes estruturais, que têm a possibilidade de reduzir o peso e, como consequência, gerar menor consumo de combustível.

A thyssenkrupp atua em toda a cadeia de fibra de carbono, desde a venda de fibras até o desenvolvimento de peças de CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastics — Materiais Plásticos Reforçados por Fibra de Carbono) não só para o setor automotivo, mas também para outros mercados.

“A estimativa é que a combinação de tecnologias possibilite uma redução de até 40% do peso, comparado com as rodas de alumínio de alto desempenho e, ao mesmo tempo, ofereça design de alto valor”, reforça Ricardo Cardoso, gerente de tecnologia, inovação e sustentabilidade da thyssenkrupp para a América do Sul.

O Congresso da SAE —Neste ano, o Congresso da SAE terá como tema a “A engenharia criando a mobilidade do futuro – intermodalidade – conectividade – veículos e sistemas inteligentes.” Os participantes terão acesso a um Hub Tecnológico com as mais importantes inovações do mercado, três painéis-âncora (Engenheiros-chefe, Internacional e Presidentes), e 13 painéis temáticos (Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário e Integração de Modais, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Supply Chain).

Congresso SAE Brasil, dia 25 de outubro (terça-feira), das 16h30 às 17h45. thyssenkrupp — Hub Tecnológico.

Perfil — A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais, componentes automotivos e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 155.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2014/2015, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 43 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 12 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica, defesa e siderurgia. O Brasil é uma das prioridades do grupo e contabilizou, no ano fiscal de 2014/2015, a receita de R$ 9,9 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira