Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2016 - 08:15

Land Rover: jornada de Itatiaia/RJ a Sete Lagoas/MG traz resgate aos sabores, natureza, arte e literatura


Itatiaia (RJ) — Nesta jornada do programa “Filhos deste Solo”, o Range Rover Evoque número 1 sai da fábrica da Jaguar Land Rover e percorre 600 km até Minas Gerais. Parque Nacional de Itatiaia (RJ) prova que além de ser tomado por uma rica natureza, também tem entre seus moradores artistas com trabalhos inspiradores. Itatiaia de Minas Gerais mostra um vilarejo onde o grafite de rua é fortemente preservado, fazendo um paralelo à ação de grafite de Itatiaia (RJ) que a Jaguar Land Rover fez na Casa de Cultura da cidade. Brumadinho engloba o segundo maior ponto turístico mais visitado do Brasil: Instituto Inhotim. Sete Lagoas, última parada da jornada, guarda o último integrante da expedição que culminou no livro “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa.

A equipe de filmagens da Land Rover grava a jornada para o programa “Filhos deste Solo” — que estreia em novembro no Canal OFF — partindo da sua fábrica no dia 20 de outubro (quinta-feira). O episódio narrará a jornada do Range Rover Evoque número 1 saindo de Itatiaia/RJ com destino final a cidade de Sete Lagoas (MG). O trecho é praticamente um ode à tríplice divisa (MG, RJ e SP) em que a fábrica da Jaguar Land Rover se encontra.

Quem conduzirá este trajeto de 600 quilômetros é Felipe Gombossy, fotógrafo e cozinheiro. Ele vem de uma mistura criativa de “temperos”: de origem húngara com uma pitada do Nordeste, ele nasceu no sul do Brasil, cresceu em São Paulo e morou, também, em Belo Horizonte. As memórias afetivas inspiram seu trabalho como fotógrafo e alimentam sua paixão pela cozinha. A jornada será a base de pesquisa para o novo projeto de Felipe em sua galeria em São Paulo: uma instalação cujo tema será texturas e sabores de Minas.

A primeira parada é o Parque Nacional de Itatiaia, no Maciço de Itatiaia, Serra da Mantiqueira, onde Gombossy vai conhecer o ateliê de Tatiana Clauzet. A artista, após um período na Austrália, começou a pintar a natureza como sua inspiração. No dia seguinte, ele dirige até as cadeias de montanhas da Serra Fina, onde é possível ver que a estrada passa por trechos “acima das nuvens”. Além disso, conhecerá o Maciço das Prateleiras, uma das mais bonitas trilhas de montanhas do País; o cume do pico das Prateleiras tem 2.539 metros de altitude e exige preparo físico, pois apresenta trechos em que é preciso utilizar técnicas e material de escalada com alto grau de dificuldade. São estreitas passagens e desafiadoras fendas, como a chamada “Pulo do Gato”. A vista é deslumbrante: vê-se o Vale do Paraíba, a parte baixa do Itatiaia, a Serra do Mar ao longe.

Na sequência, Felipe pega a estrada em direção a Itatiaia de Minas Gerais, um dos mais antigos e autênticos vilarejo mineiro. Cercada por montanhas, a cidadezinha foi cenário de exploração e onde mais se produziu ouro, no século de XVI. Em 2014, artistas de Belo Horizonte criaram intervenções urbanas – grafismos – com o intuito de promover a cidade. Os moradores gostaram tanto que preservam a arte feita.

Na parada para o almoço, o viajante terá carne de lata e feijão tropeiro, comidas típicas, e ainda a presença de Paula Bastos Guimaraes de Faria que vai preparar uma sobremesa especial, a famosa banana do sufoco. A delícia leva este nome pois surgiu exatamente nesta situação inesperada — a casa teve que improvisar o prato um certo dia, onde não havia mais sobremesas para servir. Criou histórias, boas risadas e virou um sucesso.

Em Brumadinho a jornada encontra Edimar Silva, morador da região que nasceu no Quilombo do Sapé, um lugar de solo árido. Ao enxergar beleza nos galhos e plantas secas, ele começou a criar arranjos naturais. Aproximou-se do Instituto Inhotim por meio de um programa voltado para a integração da comunidade local e, desde então, passou a trabalhar como jardineiro no local. Hoje, Edimar é o florista responsável pelo jardim e pelo Viveiro, onde perpetua as mais de quatro mil espécies.

Em um passeio pelos jardins, Edimar apresenta inusitadas plantas com “sabor”, como a Buritirama — de onde se extrai um suco semelhante ao do Buriti – a Macaúba que dá frutos deliciosos, e uma samambaia gigante cujo caule pode servir como alimento. A caminhada segue por entre espécies do mundo todo: plantas carnívoras, medicinais, aromáticas, aquáticas, e uma diversidade espetacular como a excêntrica flor-cadáver.

O último local a ser visitado é Sete Lagoas, onde vai acontecer o encontro com Francisco Guimarães Moreira Filho, conhecido como Criolo (apelido devido a sua pele muito branca). Aos 17 anos o jovem mal sabia que estava fazendo parte de uma travessia que entraria para a história do país. Com ele estava o diplomata, médico e escritor Guimarães Rosa, primo de seu pai, Chico. A experiência dos dez dias e cerca de 240 km percorridos, tocando uma boiada até a fazenda São Francisco, resultou na célebre obra prima “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Atualmente, Criolo é o último remanescente dessa expedição. O passeio vai até o ponto de chegada da tropa, a fazenda em Araçaí, e finalizado com uma deliciosa “galinhada”, preparada por Jucelma, filha de Criolo. “Apesar da escalada no Pico das Prateleiras, subir em uma boiada, foi a maior adrenalina da viagem”, revela Felipe.

A viagem, que irá explorar paisagens e personagens marcantes e pouco conhecidos da região, pode ser acompanhada em tempo real por meio dos canais da Land Rover nas redes sociais: https://www.facebook.com/LandRoverBR | https://www.instagram.com/landroverbr.

O programa “Filhos deste solo” — A jornada “Filhos deste solo”, que leva o mesmo nome do programa de TV que será veiculado no Canal OFF em novembro de 2016, contempla quatro expedições com as primeiras unidades de seus veículos nacionais – Range Rover Evoque e Discovery Sport. O objetivo é mostrar a grande diversidade, não apenas de paisagens, praias e montanhas, mas principalmente de povos e culturas que existem no Brasil. A ideia é mostrar os primeiros modelos que saíram da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, mais do que serem feitos no Brasil, são produzidos por brasileiros, e para brasileiros.

A Jaguar Land Rover é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido. A empresa possui duas marcas ícones da indústria automotiva britânica: Jaguar, com veículos esportivos de alta performance, e Land Rover, referência mundial em veículos utilitários esportivos (SUV) premium. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a companhia conta com mais de 37 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em mais de 180 países. Possui hoje quatro unidades fabris no Reino Unido, uma na China, uma unidade de montagem local na Índia, uma no Brasil (Itatiaia/RJ) e uma em construção na Eslováquia. Presente há mais de 25 anos no Brasil, a Jaguar Land Rover conta com 35 concessionários no país. | Sites: www.media.jaguar.com e www.media.landrover.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira