Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2008 - 11:17

Consultoria empresarial é considerada a principal solução para a sobrevivência de empresas familiares

Estudos comprovam que trabalho exercido por profissionais terceirizados é a melhor alternativa para aprimorar a gestão de empresas familiares e de pequeno e médio porte.

O tema do desaparecimento de empresas familiares tem sido alvo até de histórias de humor, se não fosse trágico. Diz-se que o avô construiu, o pai manteve e o neto destruiu. Uma reportagem da revista Veja, de 22 de março de 2006, mostra o resultado de uma pesquisa, indicando que somente 46% da segunda geração familiar mantêm o negócio. Já na terceira geração, o percentual reduz para 26%, e na quarta geração as empresas que são mantidas vivas são apenas 6%. O caderno Sinapse, publicado pelo jornal “A Folha de São Paulo”, em 30 de agosto de 2005, apresenta um estudo do Professor Fernando Curado da Business School São Paulo, registrando os percentuais de empresas familiares em vários países, destacando que no Brasil são 90%.

O estudo mostra que cerca de 40% das empresas listadas na revista americana “Fortune 500” são controladas por famílias ou são de propriedade familiar e que de 65% a 80% das empresas no mundo são familiares, incluindo desde grandes conglomerados até pequenos negócios. Grandes grupos empresariais como Votorantim, Gerdau, Pão de Açúcar, TAM e Casas Bahia já cuidaram de introduzir mudanças significativas em sua administração, tendo em vista o vulto de seus negócios.

Em se tratando de pequenas e médias empresas, a pesquisa “Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas”, realizada pelo Sebrae-SP em 2005, aponta que taxa de mortalidade das empresas paulistas até o terceiro ano de atividade é de 53%. Um dos principais fatores dessa mortalidade é a dificuldade na gestão empresarial, o que é mostrado na pesquisa como causa de 11% dos fechamentos, por problemas de planejamento e administração. Para reverter essa situação, segundo a pesquisa, uma das providências para solucionar o problema de fechamento precoce das empresas paulistas é a consultoria empresarial.

Segundo João Baptista Sundfeld, sócio-consultor da Sundfeld & Associados, empresa que há quinze anos presta serviços de consultoria empresarial, as dificuldades mais freqüentes para as pequenas e médias empresas, começam com as tentativas de integrar os membros da família nos diversos cargos da administração. “Nem sempre elas têm à disposição pessoas com talento ou competência para assumir cargos que exijam conhecimentos especializados como, por exemplo, recursos humanos, suprimentos, compras, logística, marketing, vendas, finanças, contabilidade, produção, tecnologia da informação, manufatura, serviços e impostos”, explica o consultor. “A conscientização de que a contratação de um ou mais profissionais no mercado para suprir as deficiências pode se transformar em um problema de difícil solução, frente à dificuldade dos parentes da segunda ou terceira geração em aceitar que ‘pessoas de fora’ venham a desempenhar funções que eles poderiam suprir. Entretanto, a experiência tem demonstrado que somente um grupo familiar unido e com objetivos definidos num planejamento estratégico de longo prazo, estará preparado para tomar decisões sem atropelos”, conclui.

“Em alguns casos, é interessante afastar os integrantes da família, colocando-os em um conselho administrativo e substituindo-os por profissionais experientes no mercado”, explica o consultor da Sundfeld. Para perpetuar atividades empresariais, as grandes organizações adotam planos estratégicos formulados com apoio de consultores e admitem até a entrada de novos sócios, ou abrem seu capital lançando ações no mercado por intermédio das bolsas de valores.

Ainda segundo o Sebrae, 33% das empresas de capital aberto identificaram a oportunidade de ir ao mercado, mas para tanto é preciso investir em gestão profissional. “A gestão empresarial é uma ciência que exige sabedoria, talento e a utilização de técnicas que determinem a longevidade das empresas. Basta conhecê-las e aplica-las”, conclui o especialista em administração, gestão empresarial e sobrevivência no mercado, João B. Sundfeld.

Perfil da Sundfeld & Associados - Constituída em 1993, a Sundfeld & Associados (www.sundfeld.com.br) é especializada na prestação de serviços de consultoria, assessoria e coaching em gestão empresarial. Com uma equipe altamente especializada, formada por economistas, contadores, auditores, administradores de empresa e engenheiros, a Sundfeld apresenta soluções para atender as necessidades estratégicas específicas de cada área da empresa, sendo que seu principal diferencial está na experiência dos profissionais, que já atuaram no comando de grandes organizações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira