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12/03/2008 - 11:21

Sonae Sierra registra Resultado Líquido recorde de €300 milhões

Crescimento de 11% comparado a 2006.

Os destaques do resultado direto sobe para € 86,3 milhões (+5%), o resultado indireto aumentou para € 213,8 milhões (+14%), total de ativos aumentou €893 milhões para um total de €4.495 milhões. NAV de € 1.713 milhões (+15%), NAV por ação atingiu os €52,69 (+15%) e 435 milhões de visitas nos seus shopping centers .

A Sonae Sierra consolidou, ao longo de 2007, a sua estratégia de expansão e internacionalização, encerrando o ano com um portfólio de 47 shoppings em operação distribuídos por sete países e com uma Área Bruta Locável (ABL) de cerca de 1,9 milhão de m².

Entre os momentos mais significativos do exercício de 2007 está (i) a entrada no mercado Romeno, com a aquisição de um empreendimento já em operação (River Plaza Mall) e o lançamento de dois novos projetos nas cidades de Ploiesti e Craiova, (ii) quatro inaugurações, com destaque para a inauguração do Shopping Center Alexa, em Berlim (Alemanha), (iii) o reforço e criação de novas parcerias, entre elas a casa de investimentos alemã Deka Immobilien e (iv) o aumento da participação em três dos ativos detidos no Brasil.

Durante 2007, a Sonae Sierra foi premiada em diversas áreas, destacando-se o prêmio de Melhor Companhia a operar no setor de Shopping Centers na Europa, atribuído pela revista inglesa de imobiliário “Property Week” e pela sua congénere alemã “Immobilien Zeitung”, prêmio já alcançado em 2005. Outra importante premiação foi o Elite Lombard Award de melhor estratégia para o setor do Retalho na Itália, que demonstra o valor do compromisso contínuo da Empresa com a inovação e qualidade em tudo o que faz.

O projeto Personae, um inovador programa de saúde e segurança, foi também premiado com o Dupont Safety Award. A Sonae Sierra recebeu ainda a primeira atribuição do ReSource Award, criado pelo International Council of Shopping Centres (ICSC) Europe com o único propósito de distinguir o promotor, projeto, gestor ou lojista que, na opinião do ICSC, tem uma abordagem consistente e de longo-prazo da sustentabilidade.

A Sonae Sierra pretende ser uma empresa sustentável e a melhor especialista internacional no setor de shoppings, ambicionando uma posição de liderança em todos os mercados em que opera. A sua estratégia de crescimento baseia-se na capacidade de inovação e num modelo de negócio de sucesso, cuja chave está na estrutura integrada das três áreas de negócio: propriedade, promoção e gestão.

Os negócios - A Sierra Investments detém os ativos da Sonae Sierra e é responsável pelos investimentos na Europa. A Sierra Investments contribuiu com € 198,5 milhões para os proveitos consolidados da Sonae Sierra, contributo este que deriva da combinação das receitas provenientes das rendas e da prestação de serviços de asset management e do aumento do valor de mercado dos ativos detidos.

Principais eventos de 2007: . Aquisição do River Plaza Mall em Ramnicu Valcea, Romenia, que permitirá um melhor conhecimento do mercado de retalho do país | . Aquisição de dois shopping centers na Alemanha: Müenster Arkaden e Alexa| . Aquisição dos shoppings Modelo de Albufeira e Continente de Portimão, no Algarve, Portugal | . Aquisição de 50% dos ativos Gaia Shopping e Arrábida Shopping e a aquisição do 8ª Avenida - todos estes empreendimentos localizados em Portugal | . Início de construção da primeira das Torres Colombo | Inicio da renovação do Shopping Colombo, com um investimento previsto de € 31 milhões | . Venda de 50% do LoureShopping à Deka Immobilien, estabelecendo a primeira parceria com uma casa de investimentos alemã | . Posição financeira e resultados.

. Proveitos Operacionais de € 192 milhões, mais 11% do que em 2006, resultando essencialmente do aumento do portfólio em 2007 | . Resultado Operacional Líquido cresceu 8% para €150 milhões e Valor criado nas propriedades de €180 milhões.

A Sierra Developments é responsável pelo desenvolvimento dos projetos Europeus da Sonae Sierra, desde a fase de procurement até à inauguração dos empreendimentos. A Sierra Developments contribuiu com € 61,6 milhões para os resultados consolidados da Sonae Sierra em 2007. Este contributo tem duas componentes: a primeira resulta dos serviços de promoção de shopping centers e a segunda corresponde ao valor criado nos ativos durante o processo de desenvolvimento.

Principais eventos de 2007: Inauguração do Shopping Alexa, em Berlim, Alemanha, um empreendimento emblemático que envolveu um investimento de €290 milhões | . Inauguração do Shopping 8ª Avenida, em S. João da Madeira, Portugal | . Inauguração do Shopping El Rosal, em Ponferrada, Espanha | . Inauguração e venda ao PREF (fundo gerido pela British Land European Fund Management LLP) do Lima Retail Park, em Viana do Castelo, Portugal | . Início de dois novos projetos em Ploiesti e Craiova, na Romenia

Posição financeira e resultados: Prestação de serviços de promoção de €13 milhões | . Valor criado nos ativos de € 93 milhões;

Para 2008 estão previstas as inaugurações dos shoppings Freccia Rossa e Gli Orsi, na Itália, Plaza Mayor Shopping na Espanha e Pantheon Plaza na Grécia, representando estes quatro projetos um investimento € 342 milhões.

Com estes projetos, no final de 2008 a Sonae Sierra ultrapassará a marca dos 2 milhões de m² de ABL detida ou co-detida.

A Sierra Management é responsável pelos serviços de Gestão de Propriedades em Shopping Centers na Europa, incluindo não só os detidos pela Sierra Investments, mas também propriedades de terceiros, sob contrato de gestão. A Sierra Management contribuiu com € 5,1 milhões para o resultado consolidado da Sonae Sierra em 2007.

Principais eventos de 2007.: Início da gestão do Alexa e Müenster Arkaden, na Alemanha | . Início da gestão do River Plaza Mall e Arena Mall (detido por terceiros), na Romenia | . Início da gestão do Lima Retail Park e 8ª Avenida, em Portugal | . Início da gestão do El Rosal, na Espanha.

Posição financeira e resultados: Proveitos totais dos Serviços de Gestão de € 34,1 milhões, mais 9% do que em 2006 | . Resultado Operacional Líquido €6.9 milhões.

A Sonae Sierra Brasil opera de forma autônoma, sendo responsável pela promoção, propriedade e gestão de um número crescente de Shopping Centers no Brasil.

Principais eventos de 2007: Aumento das participações nos Shopping Metrópole, Shopping Plaza Sul e Tivoli Shopping. No Shopping Metrópole (São Bernardo-SP) teve início, também, um importante programa de remodelação | . Aumento da taxa de ocupação em termos de ABL de 94% para 95,8% | . Início da construção do Manauara Shopping, em Manaus (AM).

Posição financeira e resultados: Margem operacional dos shoppings aumentou 43%, fruto essencialmente, do aumento das taxas de ocupação, do aumento das participações e de uma evolução positiva da taxa de câmbio do real | . O Resultado Operacional Líquido aumentou 46% para €25,9 milhões.

Resultados Consolidados: Em termos consolidados, 2007 foi um ano excelente para a Sonae Sierra, com uma sólida performance operacional, resultados recorde de € 300 milhões e ganhos de valorização das propriedades que resultaram num aumento do NAV de 15%.

Os proveitos diretos dos investimentos aumentaram € 21 milhões, de € 258,7 milhões para € 279,9 milhões. Estes valores refletem o crescimento orgânico no portfólio existente, as aquisições de ativos em 2007 (Albufeira, Portimão, Münster e River Plaza), o aumento da participação nos ativos do Brasil (Shopping Metróple, Plaza Sul e Tivoli Shopping) e as quatro inaugurações do ano (Lima Retail Park, Alexa, 8ª Avenida e El Rosal).

A empresa apresentou resultados indiretos dos investimentos de € 214 milhões, resultantes, essencialmente, dos ganhos obtidos nas aberturas e do aumento do valor de mercado das propriedades de investimento. Vale salientar que a valorização dos ativos existentes, comparados a 2006, foi menor, já que a compressão de yields no ano 2006 foi mais agressiva e a tendência futura é de uma maior estabilidade das yields de mercado.

A Sonae Sierra reconheceu ganhos realizados em propriedades de € 13 milhões, em resultado das seguintes transações: Ajustamento ao preço de venda de 50% do Loop 5 à Foncière Euris | . Venda de 50% do Lima Retail Park ao PREF | . Venda de 50% do LoureShopping à Deka Immobilien.

O montante dos Resultados Líquidos atribuíveis a Interesses Minoritários, que corresponde, na quase totalidade, ao resultado direto e indireto atribuível aos investidores externos no Fundo Sierra diminuiu 23%. Esta redução comparada ao ano anterior, deve-se essencialmente ao menor crescimento em 2007 das valorizações dos ativos do Fundo Sierra à aquele conseguido em 2006.

O RO de Promoção de Shoping Centers, tal como evidenciado na Demonstração de Resultados do negócio incluída em anexo, tem duas componentes principais: (i) a atividade operacional relacionada com a prestação de serviços aos projetos da Empresa e (ii) o valor criado nos projetos durante a fase de desenvolvimento.

A Sierra Developments reconhece estes ganhos com base nos progresso da construção dos projetos apenas para efeitos de contas de gestão, uma vez que nas contas consolidadas da Sonae Sierra estes ganhos são reconhecidos apenas na data de inauguração dos shoppings, tal como definido nas Normas Internacionais de Relato Financeiro.

O RO de 2007 é reflexo do número significativo de projetos em fase de desenvolvimento durante o período – alguns já inaugurados este ano e outros com inauguração prevista para 2008.

A atividade de Asset Management registrou um crescimento de 22% comparada ao mesmo período do ano passado. Esta variação favorável resulta do crescimento das avaliações dos ativos já em carteira desde o início do ano, bem como da inclusão de novos ativos, resultado das aquisições e inaugurações que ocorreram neste período. *Observa-se que a remuneração deste serviço está associada ao valor dos ativos sob gestão.

A Gestão de Shoppings apresenta um RO relativamente estável quando comparado com 2006. No entanto, esta estabilidade resulta de um aumento considerável dos Proveitos dos Serviços de Gestão (9% acima de 2006) que foi compensado por um crescimento igualmente forte dos custos operacionais (10%), como resultado do reforço da equipe envolvida nesta atividade.

A Sonae Sierra Brasil é uma empresa especialista em shopping centers com expertise de sócios internacionais: a portuguesa Sonae Sierra e a americana DDR (Developers Diversified Realty).

A empresa é proprietária e administradora de 9 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D'Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) e Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP), totalizando 321.550m2 de área bruta locável (ABL).

A Sonae Sierra Brasil segue sua estratégia de expansão com o desenvolvimento de dois novos projetos, o Manauara Shopping , em Manaus—AM, com inauguração prevista para março de 2009 e mais um shopping em Londrina-PR, com inauguração prevista para março de 2010.

A Sonae Sierra (www.sonaesierra.com) é a especialista internacional em shopping centers, apaixonada por introduzir inovação e emoção na indústria dos empreendimentos. A Empresa é proprietária de 47 Shopping centers em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil com um total de área bruta locável (ABL) de mais de 1,9 milhões de m². Atualmente, a Sonae Sierra desenvolve 12 projetos em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Romênia e Brasil, com uma ABL total superior a 470.000 m². Em 2007, a Empresa registrou 435 milhões de visitas nos seus shopping centers.

DDR (Developers Diversified Realty) (www.ddr.com) - o grupo detém e gere mais de 700 empreendimentos imobiliários nos Estados Unidos, Porto Rico, Brasil, Rússia e Canadá.

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