Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2016 - 08:49

Delegação brasileira volta da BRICS Trade Fair/ Índia com oportunidades concretas de negócios


Alysson Resende e Nilton Chaves (Arcos Engenharia) com diretores da Geosoil

Câmara De Comércio Índia —Brasil levou 20 empresas brasileiras à missão e estreitou ainda mais a relação entre os países.

A Câmara de Comércio Índia — Brasil (CCIAIB) realizou uma missão empresarial estratégica à Índia no mês de outubro, com a presença de mais de 20 empresas brasileiras que participaram da BRICS Trade Fair, em Nova Deli. A feira antecedeu a oitava cúpula do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — que aconteceu em Goa e teve a presença da comitiva do governo brasileiro, incluindo o presidente Michel Temer e o ministro das Relações Exteriores, José Serra.

“Foi uma missão histórica, pois aproveitamos um grande momento da relação Índia — Brasil, em que os chefes de Estado estavam presentes, os investidores e a imprensa estavam com os olhos voltados para este encontro e Minas Gerais foi muito bem representado, com uma delegação forte, objetivos e agendas específicos para voltar com resultados concretos. As expectativas são as melhores, pois selecionamos muito bem a delegação com setores estratégicos da relação entre os países”, conta Leonardo Ananda, presidente da CCIAIB.

Participaram da missão as empresas: Adhrit Solutions, Aditya Birla Brasil, Arcos Engenharia, Clube Atlético Paranaense, Bardella Indústrias Mecânicas, Condor Tecnologias Não-Letais, Confrapar, CSM Brasil/Golden Goal, Fidens Engenharia, INNOV Serviços e Computadores, Landio International, Metalúrgica São Raphael, Orguel, Patybur Repesentações Comerciais, Prumo Logística (Porto de Açu), Taverna de Minas, Football Xchange, ZetraSoft/Jonic Sun, WEG, Vale, Gerdau AçoMinas e Marco Polo.

Embaixador do Brasil na Índia Tovar Nunes, Paulo Rodrigues Egídio (Ddiretor executiva da Taverna de Minas, Joyce Mercês e Leonardo Ananda, presidente da CCIAIB

A BRICS Trade Fair foi desenvolvida pela Federação das Indústrias e Câmaras de Comércio da Índia (FICCI) e o pavilhão brasileiro na feira foi organizado pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil). “Foi uma bela parceria da Câmara, que ocasionou um pavilhão bem representado, com empresas dos mais diversos setores. A participação do nosso país foi um sucesso, com grande potencial de geração de negócios, não só atraindo investimentos para o Brasil, mas com real possibilidade de exportação de produtos para a Índia e também viabilizando a importação de matérias-primas para a indústria brasileira”, finaliza Ananda.

Resultado em negócios — A cúpula dos BRICS, em Goa, rendeu importantes frutos para a relação entre a Índia e o Brasil. O presidente Michel Temer teve um encontro bilateral com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no qual houve avanços nas negociações do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, que ampliará a segurança jurídica para os investidores dos dois países, facilitando a inserção de empresas brasileiras na Índia e propiciando a vinda de companhias indianas ao Brasil.

Rodrigo Guerra Lages (Orguel) em encontro com executivos do Ministério do Aço da Índia

A delegação empresarial que participou da BRICS Trade Fair cumpriu agendas muito objetivas em seus setores de negócios e se beneficiará, ainda mais, com os acordos firmados na cúpula. Representantes dos mais fortes setores dessa relação participaram da missão: agrícola, alimentos e bebidas, defesa, tecnologia da informação, financeiro, engenharia e construção, infraestrutura, entre outros.

A área de Tecnologia da Informação Financeira foi um dos destaques de negócios. A Zetra Soft, líder no Brasil na gestão de margens de crédito consignado, está ampliando sua atuação na Índia. Em parceria com o Yes Bank, um dos maiores bancos de varejo do país, está difundindo sua nova marca SalaryFits, passando a oferecer um software que processa informações de financiamentos, utilizando a folha de pagamentos dos clientes e o nível de endividamento dos funcionários. Essa tecnologia reduz o risco de crédito e permite que os empréstimos pessoais, realizados por meio desta ferramenta, tenham taxas de juros menores que a de outras modalidades.

Um outro representante mineiro que esteve presente visando atrair investimentos para o Brasil foi a Confrapar, focada nos setores aeroespacial e de aviação, que são fortes tanto a Índia quanto no Brasil. A empresa gerencia um fundo da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e esteve na delegação com encontros específicos com as principais empresas indianas da área, buscando novos recursos para Minas Gerais.

A empresa de cachaça Taverna de Minas também assinou um memorando de entendimento com um distribuidor indiano e já está avançando para viabilizar a exportação do seu portfólio, que inclui não só a cachaça, mas a caipirinha e outros drinques feitos com a bebida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira