Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2008 - 11:25

Economia subterrânea é tema de seminário do ETCO

Evento internacional no Rio de Janeiro contará com as presenças de Friedrich Schneider e Vito Tanzi, que analisarão os fatores que estimulam a informalidade e a sonegação.

O crescimento da economia subterrânea é um fenômeno mundial. Estudos recentes indicam que o tamanho dessa parte da economia que não paga impostos, ou não é mensurada e regulada, é maior do que muitos economistas pensavam e vem crescendo constantemente. O tema não atraía a atenção dos economistas até os anos 1960. Em 1972, a partir de um trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o fenômeno ganhou grande destaque e vem sendo objeto de estudo desde então.

Para estimular os debates sobre o tema e analisar os malefícios da informalidade na economia brasileira e mundial, o ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial promoverá um seminário internacional no Rio de Janeiro com as presenças de: Friedrich Schneider, professor catedrático de Economia na Johannes Kepler University, em Linz, Áustria, que apresentará o que é a economia informal e quais as suas causas; e Vito Tanzi, consultor sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que ministrará uma palestra sobre os impactos dessa economia no Brasil e no mundo.

André Franco Montoro Filho, Marcílio Marques Moreira, Everaldo Maciel, Joaquim Levy, Jorge Rachid, Samuel Pessoa, Ricardo Vontobel e José Luiz Alquéres são outros nomes confirmados para o seminário.

Seminário Internacional de Economia Subterrânea: Causas e Conseqüências, no dia 12 de março (quarta-feira), das 14h às 18h30, no Hotel Sofitel, Av. Atlântica, 4240 – Copacabana – Rio de Janeiro, RJ. Inscrições gratuitas pelo telefone (11) 3078-1716 ou pelo e-mail [email protected].

Perfil da Friedrich Schneider - Friedrich Schneider é professor catedrático de Economia na Johannes Kepler University, em Linz, Áustria. Cursou Economia na Universidade de Konstanz, onde obteve seu doutorado em 1977. Lecionou entre 1976 e 1979 na Universidade de Zurique, onde obteve sua certificação. Foi presidente da Associação Austríaca de Economia de 1997 a 1999. Em 1998, tornou-se pesquisador convidado do FMI (research fellow). Em 2005, foi eleito presidente da Associação Alemã de Economia. Seu foco de análise está nos efeitos econômicos da política governamental e intervenções, bem como nas análises econômicas das causas que determinam o tamanho e o desenvolvimento da economia subterrânea e sua interação com a economia formal.

Vito Tanzi - Economista de renome internacional, Vito Tanzi é consultor sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi subsecretário de Economia e Finanças e ministro da Economia e Finanças da Itália. No Fundo Monetário Internacional, onde trabalhou por quase três décadas, atuou como diretor do Departamento de Assuntos Fiscais. Foi professor e chefe do Departamento de Economia da American University, consultor do Banco Mundial (Bird), da ONU, da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Banco Central Europeu, da Comissão Européia e do Instituto de Pesquisa Stanford. Em 1996, recebeu seu Ph.D. em Economia, pela Universidade de Harvard. É conhecido por seus trabalhos de pesquisa sobre as economias latino-americanas e pelo chamado “efeito Tanzi”, no qual, em períodos de alta inflação, há um declínio das receitas fiscais.

Perfil do ETCO - Fundado em 2003, o ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que congrega empresas e entidades empresariais não-governamentais, com o objetivo de promover a ética concorrencial para melhorar o ambiente de negócios e estimular ações que evitem desequilíbrios concorrenciais causados por sonegação, informalidade, falsificação e outros desvios de conduta. Para tanto, procura conscientizar a sociedade sobre os malefícios sociais de práticas não-éticas, seus reflexos negativos para o crescimento do País. Inicialmente, integraram o instituto os setores combustíveis, refrigerantes, cerveja e fumo. Dois anos depois, o setor de medicamentos se juntava ao ETCO e, em 2007, mais uma câmara foi criada: a de tecnologia.

Perfil do André Franco Montoro Filho - André Franco Montoro Filho é presidente executivo do ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial desde janeiro de 2007. Formou-se em Economia pela FEA/USP e desenvolveu toda a sua carreira universitária na Universidade de São Paulo, onde foi contratado em 1966. Fez doutorado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tendo obtido, por concurso público, o cargo de professor titular em 1983. Foi vice-diretor da FEA/USP e presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ao mesmo tempo, exerceu importantes funções públicas: presidente do BNDES, presidente da Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização, secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e presidente do Conselho de Orientação do Parque Villa-Lobos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira