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29/10/2016 - 07:45

Comgás encerra o 3T16 com 115 mil novos clientes conectados

Companhia conectou 13 indústrias, 185 comércios e 31 mil residências no trimestre, chegando a 1.665.798 clientes nos últimos 12 meses.

São Paulo — A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) encerrou o terceiro trimestre de 2016 (3T16) com 115 mil novos clientes adicionados nos últimos 12 meses. No período, a Comgás evoluiu de 1.550.366 clientes no terceiro trimestre de 2015 (3T15) para 1.665.798 ao final do 3T16, um crescimento de 7,4%. No trimestre, a Comgás conectou 13 indústrias, 185 comércios e 31 mil residências.

O volume de vendas da empresa no trimestre, excluindo as vendas para termogeração, foi 1,8% inferior às do mesmo período do ano anterior.

Os volumes de vendas de gás nos segmentos residencial e comercial fecharam o trimestre com crescimento de 18,8% e 6,1%, respectivamente, na comparação com o 3T15. A combinação de fatores como a menor temperatura média, o fim da crise hídrica e a conexão de 114 mil novos clientes nos últimos 12 meses foi a responsável pelo crescimento do volume residencial.

Já no mercado comercial, a adição de novos clientes — um total de 1.036 nos últimos 12 meses e 185 no 3T16 — contribuiu para o crescimento do volume.

O segmento industrial segue impactado pela desaceleração econômica. A queda do volume foi de 3,7% em relação ao 3T15, reflexo do cenário macroeconômico do País. Esta queda foi menos acentuada do que a queda de 7,5% observada no 2T16. No segmento de cogeração, a redução no volume foi de 3,5%, ainda impactado pela redução do consumo das plantas industriais. Em termogeração, houve queda de 94,4%, devido ao menor despacho termoelétrico, conforme definido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No segmento automotivo, o volume do GNV fechou o trimestre com um crescimento de 3,4% em relação ao 3T15, primeiro crescimento trimestal verificado nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo aumento das conversões de veículos.

Desempenho financeiro — A receita líquida da Comgás atingiu R$ 1,4 bilhão no período, resultado 20,9% inferior ao 3T15, impactada principalmente pelo menor volume e pela redução nas tarifas por conta da redução do custo do gás, conforme portaria nº 648 da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) válida a partir de 31 de maio de 2016.

O Ebitda normalizado, indicador que, na visão da administração, melhor reflete o desempenho da companhia, foi de R$ 448,4 milhões no 3T16, 17,9% superior em relação ao 3T15. O melhor mix de vendas em conjunto com o ajuste das tarifas ocorrido em maio foram os principais responsáveis pelo crescimento do período.

No 3T16, os investimentos da Comgás totalizaram R$ 102,3 milhões, com destaque para os projetos realizados em Guarulhos, Campinas, Osasco, Jundiaí e Campos do Jordão.

O lucro líquido normalizado pela conta corrente regulatório foi de R$ 179,9 milhões no 3T16, resultado 6,8% inferior quando comparado ao 3T15. O lucro líquido em IFRS ficou em R$ 216,0 milhões no 3T16.

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) — Bovespa: CGAS3 e CGAS5, Reuters: CGAS3.SA e CGAS5.SA e Bloomberg: CGAS3:BZ e CGAS5:BZ — trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 14 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

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