Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2008 - 11:28

Indústria começa o ano com ritmo de crescimento acelerado, informa CNI


Indicadores Industriais confirmam expansão da capacidade de produção do parque fabril brasileiro.

Brasília – O faturamento da indústria brasileira cresceu 0,8% em janeiro de 2008 na comparação com dezembro de 2007, na série livre de influências sazonais. Foi o sexto mês consecutivo de alta do indicador. Em relação a janeiro de 2007, o crescimento alcançou 10,5%, informa a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O crescimento do faturamento foi acompanhado pela expansão no emprego, nos salários e nas horas trabalhadas na produção “O ritmo de expansão da atividade é intenso”, diz o estudo, feito mensalmente com médias e grandes indústrias de 12 estados.

Outra boa notícia é que o nível de utilização da capacidade instalada não tem sido pressionado pelo aumento constante da produção. Na série dessazonalizada, a utilização da capacidade instalada ficou em 83,1% em janeiro, mesmo nível de dezembro. “É um sinal de que a capacidade de produção do parque fabril vem se ampliando, indicando a maturação dos investimentos”, diz a pesquisa.

De acordo com o estudo, janeiro foi o 26º mês consecutivo de alta no emprego industrial. O indicador registrou expansão de 0,8% em janeiro na comparação com dezembro de 2007, na série com ajuste sazonal. Treze dos 19 setores pesquisados abriram vagas no primeiro mês do ano. As indústrias que mais contrataram foram as de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e veículos automotores.

Salários - Na esteira do emprego, aumentou a remuneração dos trabalhadores. Em janeiro, os salários tiveram acréscimo de 7,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Mas isso não significa que há uma elevação generalizada no rendimento médio do trabalhador. Conforme a pesquisa, 70% do aumento registrado no salário é resultado do incremento do número de empregados e só 30% representam ganho real para o trabalhador. Entre os setores pesquisados, 14 registraram aumento de salários, com destaque para as indústrias de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, material eletrônico e de comunicações e veículos automotores.

As horas trabalhadas na produção tiveram incremento de 0,7% em janeiro na comparação com dezembro de 2007 na série com ajuste sazonal. Grande parte desse desempenho foi puxada pela recomposição dos estoques. “Na média, as empresas iniciaram 2008 com estoques abaixo do nível desejado”, informa a pesquisa da CNI. O estudo mostra que, na comparação de janeiro de 2008 com o mesmo mês de 2007, as horas trabalhadas na produção cresceram 7%, o maior índice dos últimos três anos. | www.cni.org.br

. Clique aqui e veja os Indicadores Industriais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira