Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2016 - 07:47

Dor atinge 90% dos pacientes com câncer

Especialistas promovem Simpósio de Dor Oncológica. Evento é uma iniciativa da Grünenthal e do Hospital de Câncer de Barretos.

Barretos (SP) — A Grünenthal, empresa alemã especializada em terapias para dor, e o Hospital de Câncer de Barretos realizaram no dia 29 de outubro (sábado), um Simpósio sobre Dor Oncológica, no Barretos Country Eventos e Convenções (Via Pedro Vicentini, 111 – Jardim Aeroporto). O evento, voltado para médicos, enfermeiros e profissionais da área da saúde, abordou o tratamento precoce da dor no paciente com câncer, a prevenção e o manejo da dor aguda pós-operatória e dor neuropática – que afeta o sistema nervoso central. Entre os palestrantes do simpósio estavam, Maria Salete de Angelis Nascimento, Anestesiologista com área de Atuação no Tratamento da Dor, médica paliativista do Hospital de Câncer de Barretos - Fundação Pio XII, Durval Campos Kraychete, Anestesiologista e especialista em dor, Prof Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Ângela Maria Sousa Anestesiologista, coordenadora do Centro de Tratamento de Dor do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo e membro da Equipe de Controle de Dor do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Apesar de ser considerado o quinto sinal vital, a dor ainda é subdiagnosticada e subtratada. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 11 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer a cada ano. Em 2020, a estimativa é que sejam 16 milhões de novos casos, sendo que 60% devem ocorrer em países menos desenvolvidos, como o Brasil. Em alguns tipos de câncer, como o de cabeça e de pescoço, a dor é muito presente. Por isso, nós precisamos chamar atenção para o tema”, explica Raquel Macedo, diretora da área Médica e Compliance da Grünenthal no Brasil.

Já a médica Ângela Maria Sousa ressalta que a dor ocorre em todas as fases do câncer. “A dor pode ser o único sintoma da enfermidade, ela atinge cerca de 90% dos pacientes. Outro dado muito importante e que chama atenção é o fato de que cerca de um terço das pessoas curadas do câncer apresentam dor crônica”, explica a especialista.

No simpósio, a Grünenthal também apresentou o Change Pain, um programa de educação continuada focado na área de dor, que visa aumentar o conhecimento sobre as necessidades dos doentes com dor crônica intensa e desenvolver soluções para melhorar o seu manejo. Atualmente, o programa está dividido em 12 módulos, que tem, aproximadamente 12 horas de duração. Seu conteúdo contempla, entre outros temas, a comunicação entre médico e paciente, o diagnóstico correto da dor, como evitar que ela se torne crônica, avaliação dos mecanismos de dor para facilitar a abordagem terapêutica correta e o uso correto de opioides.

O Change Pain é um projeto educacional global que nasceu na Europa com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde, aprimorar o manejo da dor (diagnóstico e tratamento) e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Desenvolvido pela Grünenthal, em colaboração com diversos especialistas no manejo da dor, a ferramenta é validada pela Federação Europeia de Associações Internacionais para o estudo da dor (Efic) e recebeu aval, na América Latina, de diversas sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).|www.changepain.com.br.

Perfil —A Grünenthal é uma companhia focada em pesquisa e desenvolvimento, familiar e independente, sediada em Aachen, Alemanha. O Grupo Grünenthal está presente em 32 países, com filiais na Europa, América Latina e nos EUA, e com produtos vendidos em 155 países. Em 2015, a companhia atingiu volume de negócios de € 1,2 bilhão. A empresa desenvolveu o Change Pain, um programa de educação continuada focado na área de dor, que tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde para aprimorar o manejo da dor (diagnóstico e tratamento). Também, em 2015, a Grünenthal Brasil foi reconhecida pelo Great Place to Work como uma das melhores para se trabalhar do segmento da saúde. | www.grunenthal.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira