Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2016 - 08:49

Três áreas da disponibilidade em que as empresas estão investindo


Atualmente é imprescindível que as empresas acompanhem os avanços tecnológicos para manterem-se competitivas em seus mercados, não importa o tamanho da empresa ou o campo em que atuam. Investimentos em tecnologias movem os setores, a economia e impulsionam as empresas à transformação digital.

Isso é válido para as empresas que buscam um data center moderno para seus negócios. Segundo o Relatório de Disponibilidade 2016 da Veeam, pesquisa realizada com 1.140 tomadores de decisão de departamentos de Tecnologia da Informação, apenas quatro do total de respondentes relataram que não há investimento atual ou previsto para os próximos dois anos nesse sentido. Ou seja, mesmo com a difícil tarefa de reduzir custos, a TI das empresas continua realizando investimentos para se manter atualizada. A maioria das empresas está investindo em três áreas que vão ditar o ritmo dos negócios no futuro próximo. São elas:

1- Virtualização de servidores — Atualmente, 66% dos respondentes da pesquisa da Veeam já estão investindo na virtualização de servidores, enquanto 32% pretendem fazer este investimento dentro dos próximos dois anos. A virtualização provou ser uma das tecnologias mais transformadoras para os negócios na história da computação. Entre os seus benefícios, inclui-se a possibilidade de backups mais rápidos e robustos, opções melhoradas de off-site e eficiência operacional. A indústria passou da virtualização rodando em um segundo plano para ela como um componente central do data center moderno, e a expansão dessa tecnologia levará as empresas para um modelo somente de virtualização, com os negócios sendo desenvolvidos desde o início com flexibilidade, escalabilidade e desempenho em mente.

2 - Atualizações de armazenamento — Ainda de acordo com o estudo da Veeam, 47% dos respondentes estão investindo em atualizações de armazenamento, e 45% também vão investir nessa área nos próximos dois anos. Assim como a virtualização, um sistema de armazenamento bem desenvolvido também é necessário para a estratégia de um data center moderno. E quando duas tecnologias são utilizadas em conjunto, como a virtualização e um armazenamento em flash, por exemplo, a organização pode alcançar mais benefícios para suas operações.

3 - Proteção de dados e recuperação de desastres — A terceira área foco que as empresas estão investindo é a de proteção de dados e recuperação de desastres. Na pesquisa, 53% dos respondentes afirmaram que estão investindo nesse setor, enquanto 38% planejam investir nele nos próximos dois anos. Com perdas de dados que podem gerar prejuízos financeiros de milhões de dólares por ano, as empresas estão se tornando mais conscientes sobre a importância de proteger seus sistemas. As consequências em casos de perda podem chegar no âmbito da perda de clientes, danos à imagem da empresa, perda da confiança dos funcionários, entre outras. Fica cada vez mais claro que softwares somente de backup não são mais suficientes para as organizações, é preciso ter uma solução integrada capaz de realizar restaurações, manter as aplicações e dados seguros, e efetuar de forma completa uma estratégia de recuperação de desastres.

As três áreas representam tecnologias que não são novidades deste ano e que, como toda inovação, levam um tempo para serem adotadas. No entanto, elas devem ganhar cada vez mais destaque e já estão estabelecendo a maneira de fazer negócios e o desenvolvimento das operações de TI, transformando as organizações em empresas Always-On, com foco na disponibilidade contínua e na excelência de serviços e produtos.

. Por: Vitaly Sukhovsky, Vice-Presidente para América Latina da Veeam Software.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira