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12/03/2008 - 11:47

Idec divulga número de orientações em 2007

Idec recebe mais de 20 mil contatos de consumidores no ano de 2007 referentes a orientações sobre produtos e serviços, além de cerca de 23.200 consultas em relação a ações judiciais.

No ano de 2007, somando os atendimentos telefônico, pessoal e via e-mail feitos pelo Setor de Orientação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os cinco setores mais reclamados foram:

Tema.........................................................................................%

Planos de Saúde........................................................................17,1

Setor financeiro.........................................................................14,0

Telecomunicações.....................................................................13,8

Produtos.....................................................................................12,2

Outros serviços............................................................................8,1

Planos de saúde: permanecendo por oito anos consecutivos na liderança do ranking, esse também foi o assunto mais consultado no Idec em 2007. Os principais problemas foram reajustes abusivos e a falta de cobertura de procedimentos, consultas e exames.

Setor financeiro: nesta área, os principais problemas dizem respeito às tarifas bancárias e às cobranças dos cartões de crédito, em que muitas vezes os consumidores não conseguem identificar pelo o que estão sendo cobrados.

Telecomunicações: os problemas mais recorrentes neste setor foram referentes à mudança de pulso para minuto. Alguns aspectos envolvendo a mudança, como a escolha do melhor plano de acordo com o perfil de consumo, o detalhamento da conta e as informações trazidas no demonstrativo de pagamento, foram bastante reclamados.

Produtos: os problemas mais significativos foram de produtos com defeito e oferta enganosa.

Outros serviços: nesta classificação lideraram os problemas de má execução e os acidentes de consumo.

Perdas da poupança -Além dos atendimentos destacados acima, recebemos cerca de 23.200 contatos referentes a ações judiciais promovidas pelo Idec, onde 78% trataram de perdas nas cadernetas de poupança nos planos econômicos (Bresser, Verão e Collor). | www.idec.org.br

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