Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2016 - 07:20

Grupo PSA acelera sua transformação digital de P&D com plataforma 3Dexperience da Dassault Systèmes

O Grupo está reforçando sua capacidade de gerenciar a complexidade dos processos de desenvolvimento de produtos e seus ciclos de vida. Os ganhos de eficiência de P&D (pesquisa e desenvolvimento) estão impulsionando a competitividade do Grupo.

Fator-chave em eficiência para apoiar o plano estratégico “Push to Pass” do Grupo PSA, a plataforma 3Dexperience, desenvolvida pela Dassault Systèmes, a empresa 3Dexperience, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), está permitindo ao Grupo reunir, gerenciar e compartilhar todas as informações relacionadas a um produto ao longo de seu ciclo de vida, das fases de design e engenharia ao serviço de pós-venda. O foco permanece nas necessidades do cliente em cada uma dessas fases.

A plataforma 3Dexperience garante que os processos de desenvolvimento tenham eficiência e que os produtos sejam modulares, confiáveis, rastreáveis e de alta qualidade. Para isso, coleta dados compartilhados pelos usuários e os torna acessíveis a qualquer hora em todo o mundo.

Ela vem sendo utilizada para hospedar os aplicativos de modelagem digital lançados em 2000 pelo Grupo PSA, bem como os de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM, na sigla em inglês de Product Lifecycle Management) em operação desde 2012. Fornecendo um único local para a gestão de todas as informações relacionadas a produtos, o PLM cobre cada fase do ciclo de vida do veículo. Ele centraliza todos os dados associados a um projeto, tais como os pesos e materiais dos componentes, modelos de cálculo e simulação para uso em design e resultados dos planos de teste de validação e dados industriais, além de pilotos realizados, informações de fornecedores, preços, entre outros. Como tal, é uma ferramenta valiosa e potente para a localização e gerenciamento dos “dados certos, no momento certo, em um ambiente de alta segurança”.

A plataforma 3Dexperience possibilita, também, a realização de projetos altamente complexos, como os relacionados ao desenvolvimento de carros conectados, inteligentes e autônomos.

A implantação da plataforma 3Dexperience já é uma realidade para as equipes do Grupo PSA. Mais de 1.500 pessoas a utilizam em conexão com o desenvolvimento da Common Modular Platform (CMP), da nova geração de motores a gasolina de três cilindros PureTech e do novo câmbio manual de seis velocidades que chegarão ao mercado em 2017. De modo geral, todos os projetos de novos veículos do grupo estão se beneficiando das vantagens oferecidas pela plataforma 3DEXPERIENCE. O Grupo PSA e a Dassault Systèmes trabalham conjuntamente há mais 25 anos.

“Com a plataforma da Dassault Systèmes, estamos digitalizando nossos processos com maior rapidez. Isso nos ajuda a ganhar eficiência e a economizar na fase de P&D e, consequentemente, a incrementar nossa competitividade. Essa economia permite fortalecer nosso portfólio de tecnologia para garantir um perfeito alinhamento com as necessidades de nossos clientes”, diz Gilles Le Borgne, Vice-Presidente Executivo de Qualidade e Engenharia do Grupo PSA.

“A transformação digital do Grupo PSA tem um escopo bastante amplo, abrangendo todas as funções de negócios pela primeira vez no mundo. Juntos, estamos inventando e colocando em operação soluções que ilustram o futuro da dinâmica indústria de transporte e mobilidade, em que os consumidores estão no cerne do processo de inovação”, afirma Sylvain Laurent, vice-presidente executivo de Global Field Operations (Ásia-Oceania) e de Business Transformation da Dassault Systèmes.

O Grupo PSA—Com receita de 54 bilhões de euros em 2015, o grupo PSA cria experiências automotivas únicas e fornece soluções de mobilidade ao oferecer a cada cliente liberdade e prazer em todo o mundo. Com os modelos de suas três marcas, Peugeot, Citroën e DS, e também com uma ampla oferta de serviços conectados e de mobilidade, o Grupo responde às exigências das novas utilizações do automóvel. Ele é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 104,4 gramas de CO2/km em 2015, e um dos pioneiros em veículos autônomos e conectados, com uma frota de 1,8 milhão de veículos no mundo. Suas atividades abrangem também financiamento, com o Banco PSA Finance, e equipamentos automobilísticos, com a Faurecia. | groupe-psa.com/fr.

A Dassault Systèmes, a empresa 3Dexperience, fornece para empresas e pessoas universos virtuais para a criação de inovações sustentáveis. Suas soluções conhecidas mundialmente transformam a forma como produtos são desenvolvidos, produzidos e gerenciados. As soluções colaborativas da Dassault Systèmes incentivam a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual. A empresa entrega valor a mais de 210.000 clientes de todos os portes e indústrias, em mais de 140 países. Para obter mais informações, acesse www.3ds.com/pt-br. 3Dexperience, Catia, Solidworks, Enovia, Delmia, Simulia, Geovia, Exalead, 3D VIA, 3DSWYM, Biovia, Netvibes são marcas registradas da Dassault Systèmes e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira