Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2016 - 08:14

Indicador de varejo Mastercard: crescimento anual do e-commerce salta para 10,8% em setembro

Vendas totais no varejo encolhem 3,3% em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, ligeiramente abaixo dos 3,2% de agosto. A confiança do consumidor cresce pelo quinto mês consecutivo, refletindo a melhoria progressiva das expectativas.

São Paulo —Em setembro, as vendas no varejo brasileiro continuaram a ensaiar recuperações, embora ainda sem resultados. Entretanto, houve pontos de atenção: as vendas totais em setembro encolheram 3,3% comparadas ao ano anterior, desempenho não muito diferente da queda de 3,2% em agosto em relação a 2015. Contudo, há sinais sutis de que os gastos podem caminhar para uma virada de chave: as vendas totais ao longo dos últimos três meses (julho, agosto, setembro) caíram 3,6% comparadas ao mesmo período de 2015, desempenho acima da queda de 4,5% do segundo trimestre.

Um dos principais destaques no desempenho do varejo em setembro foi o e-commerce, que apresentou crescimento de 10,8% em relação ao ano passado. O desempenho é bem semelhante ao crescimento de 11% em agosto, considerado o resultado mais forte do canal nos últimos 12 meses. Além disso, o e-commerce apresentou um crescimento de 8% nos últimos três meses em relação ao mesmo período do ano passado.

No varejo, quatro setores superaram as vendas totais: vestuário, materiais de construção, artigos de uso pessoal e doméstico e produtos farmacêuticos. Enquanto isso, supermercados, combustíveis, móveis e eletrônicos tiveram desempenho abaixo. No e-commerce, produtos farmacêuticos e eletrônicos tiveram desempenho positivo, enquanto os setores de móveis, vestuário e hobby & livrarias ficaram para trás no crescimento total do e-commerce.

"A inflação continua a representar um problema para a economia, mas pode diminuir no final do ano", disse Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica da Mastercard Advisors. "Ainda assim, os ventos contrários para os gastos do consumidor brasileiro são muitos, e, desse modo, o panorama deve continuar incerto no curto prazo", acrescentou Rao.

O ambiente econômico: A confiança do consumidor registrou seu quinto aumento consecutivo em setembro, refletindo uma melhoria gradual na percepção do ambiente econômico. No entanto, a taxa de desemprego continua elevada, o que, junto com a inflação, acaba corroendo a massa salarial.

Regiões brasileiras: Em termos de crescimento em relação ao ano anterior, o Sudeste (-2.5%) e Nordeste (-2.5%) tiveram resultados superiores ao restante do País, enquanto o Norte (-5.9%), Sul (-4.4%) e Centro-Oeste (-4.3%) tiveram desempenho abaixo.

Mastercard SpendingPulse® — Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard.

A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard Worldwide, oferece aos seus clientes ideias e soluções que impactam nos seus negócios oferecendo maior retorno sobre os investimentos. A empresa utiliza análises avançadas e a profunda expertise na área de pagamentos para traduzir os dados em comportamento de mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a Mastercard Advisors se utiliza das informações agregadas e de consultoria para ajudar instituições financeiras, comerciantes, empresas de mídia, governos e outras organizações de todos os tamanhos a expandirem seus negócios. | www.Mastercardadvisors.com.

A Mastercard (NYSE: MA) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias — tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. | www.mastercard.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira