Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2016 - 07:40

Profarma registra Ebitda de R$ 38,9 milhões e crescimento de 33,8%

Com a aquisição da rede rosário, d1000 varejo farma passa a ser a sexta maior rede do Brasil em número de lojas.

A Profarma divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2016 no dia 8 de novembro de 2016. A Companhia vem apresentando uma visão consolidada pro forma, considerando 100% da Divisão Especialidades, para melhor entendimento dos resultados dos investimentos.

No terceiro trimestre de 2016, a Profarma registrou faturamento (receita operacional bruta pro forma consolidada) de R$ 1,4 bilhão, aumento de 4,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O Ebitda alcançou R$ 38,9 milhões e margem de 3,3%, crescimento de 33,8% e 0.8 p.p. em relação ao 3T15. Houve também redução do nível de endividamento líquido da Companhia, que somou R$ 398 milhões no trimestre, o que levou a relação dívida líquida / Ebitda a 3,1 vezes, queda de 18,5% em relação a junho/16. Tal melhoria se deve ao incremento do Ebitda acumulado dos últimos 12 meses de 13,9%, que somou R$ 128 milhões, assim como a geração operacional de caixa de R$ 69,6 milhões.

Em 26 de setembro, a Profarma anunciou a compra da Rede Rosário, rede líder no Centro-Oeste com 150 lojas, por R$ 173 milhões e pagamento em duas parcelas, sendo R$ 32 milhões à vista e o restante ao final de três anos, corrigidos a taxa de 120% do CDI no período. Com esta aquisição, a d1000 varejo farma, Divisão Varejo da Profarma, passa a contar com quatro marcas — Drogasmil, Farmalife, Tamoio e Rosário — e a ocupar a sexta colocação no ranking nacional, em número de lojas, com total de 280 lojas. Para Max Fisher, CFO e diretor de RI, este é mais um passo na estratégia de crescimento da Companhia. “Buscamos criar valor por meio do crescimento em setores de maiores margens e maiores taxas de retorno. Considerando o potencial de vendas da Divisão Varejo com essa nova configuração, a Profarma passa a contar com 25% de suas vendas originadas no varejo.”, ressalta o diretor.

Divisão Distribuição Farma— Registrou R$ 1,0 bilhão em vendas no 3T16, montante 3,0% superior ao obtido no 3T15, com destaque para o crescimento de 14,8% nas vendas para clientes médios e independentes. O Ebitda atingiu R$ 30,0 milhões, margem de 3,3%, evolução de 41,4% frente o resultado do 3T15, principalmente em função do aumento da margem bruta no período em 0.9 p.p., que atingindo 10,5%.

Divisão Especialidades — Com evolução de 19,9% na comparação com o registrado no 3T15, a receita bruta da Divisão Especialidades alcançou R$ 241,5 milhões. As vendas do atacado de especialidades, com avanço de 29,2%, contribuíram para tal desempenho.

Divisão Varejo — A d1000 varejo farma apresentou receita bruta de R$ 198,1 milhões no 3T16, avanço de 3,7% em relação ao 3T15. O Ebitda consolidado da Divisão atingiu R$ 7,1 milhões, o que resultou em evolução de 187,9% em relação ao 3T15. O resultado líquido apresentou melhora de R$ 6,0 milhões quando comparado com o 3T15, explicado pela melhora do Ebitda em R$ 4,6 milhões.

Perfil —A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 55 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Desde 2013, após a aquisição das redes de varejo Drogasmil / Farmalife e Tamoio, se tornou um dos maiores distribuidores mistos da América Latina e o maior do país. Com 10 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 36 mil pontos de venda. No varejo farmacêutico, se tornou a 6ª maior rede do Brasil, com 280 lojas no Rio de Janeiro. Cobrindo uma área geográfica que representa 96% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor misto de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. | www.profarma.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira