Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2016 - 09:02

Sidney Cohen — Ameaça ou oportunidade?


Sidney Cohen é palestrante, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial: www.bitpartner.com.br, e diretor do PME News – Informativo eletrônico para Pequenas e Médias Empresas: www.pmenews.com.br

A ameaça e a oportunidade na maioria dos casos se confrontam, mas há situações que paradoxalmente andam lado a lado. No modelo de gestão estratégica de uma empresa, elas são identificadas no momento de se analisar o ambiente externo e de que forma impactam os negócios. Cliente, Fornecedor, Concorrência, Ações do governo, Crise, são apenas alguns dos exemplos externos que podem influenciar positivamente (oportunidade) ou negativamente (ameaça) no negócio. Seguem alguns casos práticos:

Cliente: Esse talvez seja o exemplo mais fácil e frequente. Se a empresa tem uma fidelidade com o cliente, as portas estarão abertas. Porém, se não atendeu as expectativas do cliente, seja por mau atendimento, serviço mal executado ou até mesmo problemas com o produto, a probabilidade das portas se fecharem definitivamente são grandes.

Fornecedor: A mesma situação do Cliente, citado acima, uma empresa é o cliente de seu fornecedor. Se o fornecedor está prejudicando a imagem ou o negócio da empresa diante de seu cliente, neste caso esse fornecedor é uma ameaça. Caso contrário é um grande parceiro diante de uma ótima oportunidade de ganhar novos clientes e/ou gerar bons negócios. Neste caso, lembre-se: “É na boa compra que se faz a boa venda”.

Concorrência: Ai que está o paradoxo, a concorrência, na maioria dos casos sinaliza ameaça, mas acredite, ela pode contribuir para se gerar uma grande oportunidade.

Oportunidade: Em um processo de compras de empresas públicas ou empresas de grande porte privada há demandas de soluções complexas em que o fornecedor não consegue atender. Neste caso, é formado um consórcio e os concorrentes tornam-se parceiros, cada um com sua especialização, para participar do processo.

Ameaça: Loja física x internet — Uma loja física tem produto para pronta entrega, a internet demora alguns dias para entregar, se o cliente precisa para aquele dia. “Bingo!” 1x0 loja física. Porém, se o cliente não tem pressa pra receber a mercadoria e não tempo de ir à loja física pra comprar, basta dar dois cliques no site para realizar a compra. Jogo empatado: 1x1!

Politica, Ações do governo, crise, ....

Ameaça: A crise política econômica foi e continua sendo a grande responsável pelas demissões em massa, em muitos casos, oriundas de quebras de empresas.

Oportunidade: Algumas medidas do governo impactam em mudanças e as empresas precisam se adaptar. Um bom exemplo é a nova automação comercial determinada pela gestão pública que visa implantar um modelo de documento fiscal eletrônico, substituindo a emissão de cupons fiscais em papel. Empresas de tecnologia deste segmento foram beneficiadas.

Pense nisso: “Prepare sua empresa para que as ameaças sejam transformadas em oportunidades”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira