Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2008 - 13:09

Grupo Negrini faz curso de combate às fraudes em São Paulo

Depois do sucesso no Rio de Janeiro, a equipe do Grupo Negrini irá ministrar o Curso de Combate às Fraudes no Seguro em São Paulo, de 31 de março a 11 de abril. As seguradoras terão uma oportunidade inédita de capacitar seus profissionais e montar seus departamentos de combate à fraude, em conformidade com a Circular nº 344 da Susep, que expõe sobre controles internos para combate à fraude. E, ainda por cima, com base num modelo de sucesso, que há mais de 30 anos apresenta resultados positivos no combate às fraudes contra o seguro DPVAT. O Grupo Negrini conta com o apoio da da IASIU Brasil (International Assotiation of Special Investigations Units).

Segundo o coordenador do projeto, o advogado pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Direito do Consumidor pela EMERJ (Escola de Magistratura do Rio de Janeiro), Antônio Carlos Vasconcelos Nóbrega, o curso foi planejado e organizado para preparar os funcionários das seguradoras, já que a circular exige a qualificação e treinamento desses. “Montamos uma equipe multidisciplinar para abranger todos os aspectos que as ações contra as fraudes requerem. Teremos advogados, médicos, auditores e investigadores para dar aulas nas suas respectivas áreas”, explica Nóbrega. A programação aborda desde o Direito Penal até as técnicas de investigação, bem como o gerenciamento do departamento de auditoria. (Veja no Box).

Além disso, o especialista disse que haverá aulas práticas, dinâmicas de grupo e ainda exposição de casos. “Por causa da multidisciplinaridade do curso, cada professor terá liberdade para transmitir o conhecimento aos alunos de acordo com a matéria e sua expertise. Haverá aulas mais teóricas, outras mais práticas e com dinâmica de grupo”, garantiu, acrescentando, ainda, que “a maioria dos professores são profissionais do Grupo Negrini e possuem larga experiência em cada uma dos assuntos abordados. Ao final do curso, os alunos receberão apostilas e CDs, que servirão de fonte de consulta permanente no exercício de sua atividade dentro das seguradoras”.

O curso em São Paulo, será realizado no período de 31 de março à 11 de abril, com carga horária de 30 horas e aulas diárias de segunda à sexta - feira, das 18:30 às 21:30 horas, no auditório do ESPAÇO GALERIA, situado na Avenida Paulista, 967 - piso térreo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas com a Sra. Susana Madruga, e-mail: [email protected], telefone (21) 4501-0081

O que diz a circular da Susep - A Susep estabeleceu, através da Circular 344/07, novas regras para os controles internos específicos para a prevenção contra fraudes em empresas do mercado de seguros, previdência aberta e de capitalização, que terão até o dia 1º de julho de 2008 para adequar suas estruturas de controles internos, desenvolvendo estudos sobre o risco de ser objeto de fraudes, principalmente com relação aos produtos comercializados e suas práticas operacionais.

Com base nesses estudos deverá ser desenvolvida e implementada, na forma da legislação vigente, uma estrutura de controles internos específicos, validada pela auditoria interna, para tratar dos riscos identificados.

A estrutura de controles internos deverá contemplar o estabelecimento de uma política de prevenção, detecção e correção de fraudes; a elaboração de critérios e implementação de procedimentos de identificação de riscos de fraude referentes a produtos; e treinamento contra fraudes para os funcionários.

Segundo a norma, todas as empresas do setor terão que indicar um diretor responsável pelo cumprimento da circular. Além disso, deverá ser enviado à Susep, até o dia 30 de abril do exercício subseqüente, relatório elaborado por auditores independentes, sobre os critérios adotados para avaliação da exposição ao risco e a adequação, aos riscos existentes, tanto dos critérios elaborados quanto dos procedimentos implementados.

Todos os estudos e documentos mencionados na circular deverão ser mantidos à disposição da Susep, durante o período mínimo de cinco anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira