Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2016 - 09:31

Wärtsilä assina renovação do contrato de operação dos módulos de energia da P-63

A Wärtsilä assinou com a Petrobras a renovação do contrato para operação dos módulos de energia da FPSO P-63. O novo acordo, com duração de 12 meses, atenderá os três módulos geradores a bordo, cada um composto por dois motores Wärtsilä 18V50DF.

Esta é a primeira FPSO (Floating Production Storage and Offloading) do mundo a usar motores de combustão interna para produzir mais de 100 Mwe de energia. Além do gás natural, os motores Dual Fuel instalados podem utilizar óleo diesel marinho ou óleo cru tratado, o que permite uma notável flexibilidade operacional. Os motogeradores da unidade também alimentam a P-61 – primeira do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Platform) a operar no Brasil –, que está instalada no mesmo campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos.

Para o gerente de Contas da Wärtsilä, Ribamar Ramos, a renovação demonstra a idoneidade e transparência na gestão do contrato. “Apenas empresas que possuem a confiança do mercado estão conseguindo se perpetuar na Petrobras, tendo seus contratos renovados e aditados por prazo”, afirma o executivo.

A FPSO P-63 tem capacidade instalada para processar diariamente 140 mil barris de petróleo, 1 milhão de m³ de gás e de injetar 340 mil barris de água. A operação conta com uma equipe de 16 profissionais dedicados, que pode aumentar de acordo com a demanda de energia da plataforma. A Wärtsilä ainda é responsável por todo o suporte técnico e planejamento de manutenção, com o objetivo de manter os motores sempre disponíveis para despachar quando necessário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira