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11/11/2016 - 09:06

Estácio apresenta lucro líquido de R$135,6 milhões no 3T16, o maior de sua história


Fluxo de caixa operacional positivo em R$195,4 milhões, melhora significativa, principalmente no indicador da conversão de Ebitda em FCO que atingiu 100,5% no 3T16, comparado a 55,3% no mesmo trimestre do ano passado. Ebitda comparável de R$210,3 milhões no terceiro trimestre de 2016 (+23,9%); Margem Ebitda comparável de 27,6% (+3,6 p.p.)

Rio de Janeiro— Estácio Participações S.A. – “Estácio” ou “Companhia” (BM&FBovespa: ESTC3; Bloomberg: ESTC3.BZ; Reuters: ESTC3.SA; OTCQX: ECPCY), uma das maiores organizações privadas de ensino superior no Brasil em número de alunos matriculados, informa seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2016 (terceiro trimestre de 2016) em comparação aos resultados referentes ao terceiro trimestre de 2015 (terceiro trimestre de 2015).

A Estácio encerrou o 3º trimestre de 2016 com um total de 548,8 mil alunos (1,9% acima do registrado ao final do 3T15), dos quais 383,2 mil estão matriculados nos cursos presenciais e 161,4 mil nos cursos de ensino a distância, além dos 2,7 mil alunos da aquisição da Faculdade de Castanhal (FCAT) e 1,5 mil alunos da Faculdades Unidas Feira de Santana (FUFS), realizadas nos últimos 12 meses.

Com o foco contínuo em transparência e melhores práticas, a Companhia atingiu seu maior lucro e geração de caixa trimestral em 30 de setembro deste ano. Esta performance é resultante das diretrizes traçadas para o segundo semestre de 2016 pela atual administração, as quais começaram a apresentar os primeiros resultados:

. Recuperação Ticket: No terceiro trimestre de 2016, os tickets médios dos segmentos presencial e EAD aumentaram 9,1% e 14,1%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Com a captação baseada em menos descontos e bolsas, o objetivo é que a Companhia apresente uma base de alunos mais sustentável, mitigando evasões em períodos iniciais assim como uma melhor qualidade de alunos adimplentes.

. Custo Docente: Também com novas diretrizes em relação à gestão do custo docente, foram implantadas iniciativas com o objetivo de identificar oportunidades de ganho de margem nesta linha. As principais iniciativas tomadas neste sentido foram: (i) maior controle para aplicar as disciplinas online sempre que previsto na matriz; (ii) ampliação da oferta de disciplinas telepresenciais; e (iii) oferta de turmas de estudo dirigido na modalidade a distância. Dessa forma, o custo docente ganhou 3,5 pontos percentuais de margem no terceiro trimestre de 2016 (quando comparado com a receita líquida), em relação ao desempenho obtido no mesmo trimestre do ano anterior.

. Despesas de Publicidade: no terceiro trimestre de 2016, a Companhia retomou patamares adequados de suas despesas de publicidade (5,6% da receita líquida, comparado com 7,4% registrados no terceirfo trimestre de 2015). Tal redução reflete a novas diretrizes desta Administração, prezando por ações de marketing com retornos efetivamente tangíveis, dos quais destacam-se a priorização de praças e veículos com maior potencial de mercado e menor custo de mídia.

. Despesas Operacionais: Destacam-se também algumas outras atividades recentes para diminuição de despesas operacionais, como a redução de escritórios corporativos e a readequação de staff. Estas iniciativas, apesar de apresentarem uma despesa não-recorrente, de cerca de R$4,5 milhões, neste trimestre, sinalizam também a mudança de cultura iniciada na Companhia e perspectivas de economias futuras.

. Geração de Caixa: O fluxo de caixa operacional (FCO) também apresentou melhora significativa, totalizando R$195,4 milhões no terceiro trimestre de 2016, contra R$93,9 milhões no mesmo período do ano anterior. Uma grande contribuição para este desempenho foi a criação da Diretoria Operacional de Arrecadação, assim como o redimensionamento do orçamento de investimentos e com a descontinuidade de projetos não prioritários. A conversão de Ebitda em FCO ficou em 100,5% no 3º trimestre de 2016, comparada a 55,3% no mesmo trimestre do ano passado — destacamos que boa parte desta melhoria se reflete diretamente no PMR (ex-FIES) da Companhia, o qual neste terceiro trimestre está em 72 dias, quando comparado a 80 dias no terceiro trimestre de 2015— diz a instituição.

O sólido resultado deste trimestre ressalta o comprometimento da atual administração em alcançar resultados: foco na excelência acadêmica, performance e transparência junto a seus alunos, colaboradores e acionistas.

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