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12/11/2016 - 09:05

Contax atinge lucro líquido em R$ 73,9 milhões no 3T16

Companhia apresenta recuperação de resultados com Ebitda positivo e redução do endividamento líquido, consolidando o processo de turnaround.

São Paulo — A Contax divulgou hoje os resultados terceiro trimestre, período em que registrou lucro líquido de R$ 73,9 milhões. O resultado reflete a retomada da Geração Operacional, com uma gestão mais eficiente e focada na recuperação de margens e fortalecimento da base de clientes.

O Ebitda ajustado (resultado antes de juros, impostos, amortização e depreciação) do período passou de um saldo negativo de R$ 4,8 milhões no segundo trimestre deste ano para saldo positivo em R$ 11,4 milhões no período de julho a setembro de 2016. Se considerada a receita de venda da Allus, o resultado é ainda mais favorável, com o Ebitda passando de R$ 12,6 milhões negativos no terceiro trimestre de 2015 para R$ 213,3 milhões positivos no mesmo período deste ano.

Como resultado da melhoria da eficiência e da contenção de diversos custos operacionais, a margem bruta da companhia no período também aumentou em 4,9 pontos percentuais, passando de 9,5% no terceiro trimestre de 2015 para 14,4% no mesmo período deste ano.

Os custos dos serviços prestados sem depreciação no período somaram R$ 408,9 milhões no terceiro trimestre de 2016, apresentando uma redução de 22,5% em relação ao mesmo período de 2015 e queda de 8,9% sobre o segundo trimestre deste ano. A linha de serviços de terceiros foi a que teve redução mais expressiva, de 43,7% sobre o mesmo período de 2015.

O recebimento do valor decorrente da venda da Allus contribuiu para que a Contax reduzisse o endividamento líquido em R$ 228,8 milhões no terceiro trimestre, uma diminuição de 17,8% em relação ao segundo trimestre deste ano. A operação viabilizou uma amortização expressiva de sua dívida, cumprindo compromisso firmado no acordo de reperfilamento feito com credores.

De maneira geral, o terceiro trimestre de 2016 foi marcado pela evolução do turnaround operacional e de qualidade, com foco continuado na redução da ociosidade, melhoria dos indicadores de qualidade e também da rentabilidade dos contratos.

“Conseguimos dar passos muito importantes para o fortalecimento do negócio e os números do terceiro trimestre deste ano demonstram que a estratégia escolhida para retomar a sustentabilidade financeira e operacional da Contax foi acertada e já está nos trazendo resultados importantes, como a redução do nível de endividamento da companhia e a forte melhoria da margem bruta e Ebitda”, afirma Cristiane Barretto Sales, CFO da Contax.

Em setembro, a Contax permaneceu em 1º lugar no ranking de qualidade de um importante cliente do segmento de telecomunicações. Esse ranking avalia a qualidade do atendimento com base em índice de rechamadas, resoluções em 1º nível e avaliação direta do usuário final. O avanço de qualidade implementado na operação ao longo dos últimos meses contribui para a fidelização dos nossos clientes.

A Contax irá receber, em dezembro próximo, premiação na categoria de sustentabilidade do Prêmio Caio 2016. A Companhia é uma das vencedoras e foi reconhecida pelo projeto Contax Qualifica, que tem como objetivo principal contribuir para a capacitação de mão-de-obra em Recife.

A Companhia é uma das poucas que, por meio de gestão inteligente e benchmarks em diversas verticais, se consolida como um parceiro fundamental e uma alternativa estratégica para este segmento, e tem atuado em frentes relevantes de inovação e sustentabilidade do negócio no conceito da Contax Digital. Com base em soluções integradas e customizadas e mantendo a proximidade com o cliente, a Contax busca entender suas necessidades ofertando serviços aderentes à multicanalidade e mobilidade: social media, chat, e-mail, aplicativo, SMS, voz e Trade.

Por fim, a Contax deu continuidade no avanço da governança com a migração da Companhia para o Novo Mercado, segmento especial de governança corporativa da BM&FBovespa que também ocorreu no terceiro trimestre, reforçando os compromissos da Companhia com os pilares de governança e consequente perenidade do negócio. Permanece, portanto, o foco total no processo de transformação e na execução da estratégia de manutenção da Contax como líder na oferta de soluções taylor-made que combinem tecnologia e maior produtividade.

Perfil —A Contax oferece soluções completas em BPO e CRM, entendendo o consumidor de forma integrada e multicanal. Há 16 anos no mercado, tem como meta a busca constante por excelência na entrega de serviços, em um processo contínuo de melhoria e inovação por meio de pessoas qualificadas, tecnologia de ponta e unidades operacionais modernas e sustentáveis. É uma das maiores empregadoras formais do país, com mais de 56 mil colaboradores, e tem a missão de inserir jovens no mercado de trabalho, além de um papel fundamental em relação ao setor e à sociedade: motivar, treinar e capacitar milhares de pessoas que iniciam sua vida profissional na empresa, tornando-as especialistas e detentoras de práticas específicas do setor. A Contax acredita em sua capacidade de protagonizar a transformação nos relacionamentos, porque relacionamentos transformam pessoas, empresas e o mundo. | www.contax.com.br.

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