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12/11/2016 - 09:05

Lojas americanas atinge receita bruta consolidada de R$ 4,7 bilhões no 3T16

Ebitda consolidado de R$ 595 milhões, mas o resultado líquido teve queda, e fechou com R$ -70,6 milhões no período.

Rio de Janeiro — Lojas Americanas S.A. [Bovespa: LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais)], empresa que ocupa posição destacada no ranking das maiores redes de varejo do Brasil, com 1.066 lojas e presença em todos os estados do Brasil, anunciou no dia 10 de novembro (quinta-feira), os resultados do terceiro trimestre de 2016 (3T16) e dos nove primeiros meses de 2016 (9M16). As informações contábeis que servem de base para os comentários abaixo estão apresentadas de acordo com os padrões internacionais de relatório financeiro (IFRS), com as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e em Reais (R$). As comparações referem-se ao terceiro trimestre de 2015 (3T15) e aos nove primeiros meses de 2015 (9M15).

Receita bruta — No terceiro trimestre de 2016, a receita bruta da controladora atingiu R$ 2,6 bilhões, crescimento de 5,5% em relação ao 3T15. No consolidado, a receita bruta alcançou R$ 4,7 bilhões, crescimento de 1,5% em relação à receita bruta registrada no 3T15. Receita bruta “Mesmas Lojas”. O crescimento da receita bruta no conceito “mesmas lojas” foi de 3,9% no 3T16.

Receita líquida, no terceiro trimestre de 2016, a receita líquida da controladora atingiu R$ 2,3 bilhões, crescimento de 4,1% em relação ao 3T15. Na visão consolidada, a receita líquida atingiu R$ 4,0 bilhões.

Margem bruta — A margem bruta da controladora foi de 34,9% da receita líquida no terceiro trimestre de 2016, um aumento de 1,1 p.p.. No consolidado, a margem bruta foi de 29,9% da receita líquida.

O Ebitda ajustado da controladora atingiu R$ 452,7 milhões no terceiro trimestre de 2016, registrando crescimento de 11,2% sobre o 3T15 e a margem Ebitda Ajustada (%RL) foi de 20,1%, aumento de 1,3 p.p.. O Ebitda Ajustado consolidado totalizou R$ 594,5 milhões no 3T16 e a margem Ebitda ajustada (RL) foi de 15,0% no 3T16.

Resultado líquido —O resultado líquido consolidado foi de R$ -70,6 milhões no terceiro trimestre de 2016.

Expansão — “85 anos em 5 — Somos Mais Brasil”: Para o período entre 2015 e 2019, planejamos a abertura de 800 novas lojas no Brasil. Em 2016, até o momento, inauguramos 30 lojas e temos mais 80 lojas contratadas ou em estágio avançado de negociação.

B2W Digital —B2W anuncia crescimento de 16% no GMV total, atingindo R$ 3,1 bilhões no 3T16. Marketplace continua em rápido desenvolvimento, atingindo R$ 571 milhões de GMV (crescimento de 117%) com participação de 19% do GMV total.

As Lojas Americanas fala aos seus clientes, acionistas, associados e fornecedores: "Os nove primeiros meses de 2016 foram marcados pela consistente geração de caixa da Companhia. Evoluímos nos principais indicadores operacionais, mesmo diante do atual cenário macroeconômico e da inexistência de eventos emblemáticos no terceiro trimestre do ano.

Na controladora, mantivemos os ganhos de produtividade e captura de oportunidades na margem. No 9M16, a receita bruta atingiu crescimento de 7,5% e no conceito “mesmas lojas” houve um aumento de 5,5%. A geração de caixa operacional (Ebitda) totalizou R$ 1,3 bilhão, crescimento de 18,2%. No resultado consolidado, alcançamos receita bruta de R$ 14,1 bilhões e crescimento do Ebitda de 15,3%.

No terceiro trimestre conquistamos o primeiro lugar da categoria “Rede de Varejo” no prêmio Época Reclame Aqui. No prêmio 300 Maiores Empresas, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), fomos considerados a melhor na categoria “Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral”, o que reforça o nosso compromisso com a excelência de atendimento aos consumidores.

Os resultados do trimestre confirmam o esforço organizacional no equilíbrio das nossas variáveis operacionais como vendas, rentabilidade, controle de despesas e gestão do fluxo de caixa e reforçam o objetivo de ser a melhor opção de compras para os clientes", conclui a administração. "Queremos Sempre Mais".

Comentários do desempenho operacional: Gross Merchandise Volume (GMV)— De acordo com a empresa, o GMV (Gross Merchandise Volume) apresenta a receita bruta de vendas e serviços consolidada somada às vendas realizadas nas plataformas de Marketplace da B2W Digital e por consequência no consolidado de Lojas Americanas.

No terceiro trimestre de 2016, o GMV consolidado alcançou R$ 5,2 bilhões, crescimento de 7,1% em relação aos R$ 4,9 bilhões registrados no 3T15. Nos nove primeiros meses de 2016, o GMV consolidado alcançou R$ 15,3 bilhões, crescimento de 6,3% em relação aos R$ 14,4 bilhões registrados no 9M15.

Receita bruta — No terceiro trimestre de 2016, a receita bruta da controladora foi de R$ 2,6 bilhões, uma expansão de 5,5% em relação ao 3T15. No consolidado, a receita bruta foi de R$ 4,7 bilhões, com expansão de 1,5% em relação ao 3T15. No 9M16, a receita bruta da controladora foi de R$ 8,0 bilhões, com expansão de 7,5% em relação ao 9M15 e de R$ 14,1 bilhões no consolidado, com expansão de 1,3% em relação ao 9M15.

O crescimento da receita bruta no conceito “mesmas lojas” foi de 3,9% no terceiro trimestre e de 5,5% nos nove primeiros meses de 2016.

Por conta do efeito das mudanças tributárias que passaram a vigorar em 2016, a rubrica de impostos e deduções foi impactada, influenciando a comparação com o 3T15.

Essas mudanças tributárias penalizaram excessivamente a análise do resultado. No 9M16, a linha de impostos sobre receitas aumentou 21% na controladora e 24% no consolidado quando comparada ao 9M15. Tal crescimento inviabiliza uma comparação direta dos crescimentos das receitas bruta/líquida e das margens/despesas dos períodos em análise. Assim sendo, assumimos o crescimento nominal do Ebitda como a melhor medida de geração de valor para a Companhia.

Expansão da Rede de Lojas — O comunicado também diz que em 2016, até o momento, Lojas Americanas inaugurou 30 novas lojas, alcançando 1.066 lojas em 415 municípios de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Nosso compromisso é atender às necessidades de consumo de nossos clientes, superando expectativas, realizando sonhos e contribuindo para economia de tempo e dinheiro.

A Lojas Americanas reafirma o compromisso em manter o ritmo de crescimento do negócio previsto no Programa “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”. Até o momento, inauguramos 30 lojas e temos mais 80 lojas contratadas ou em estágio avançado de negociação.

O novo plano de expansão prevê a abertura de dois novos centros de distribuição e 800 novas lojas no Brasil, entre 2015 e 2019, sempre considerando os estudos de viabilidade econômica que contém diversos dados macroeconômicos, dentre eles: crescimento da população, renda per capita e evolução da economia local.

—Estamos otimistas para seguir nossa trajetória de crescimento e manteremos o compromisso com a rentabilidade e a habitual disciplina nos estudos de viabilidade econômica para abertura de novas lojas nos próximos anos—ressalta a empresa.

—Para atingir esse resultado, a Lojas Americanas conta com a capacidade de execução de seus associados, a experiência em negociação e localização de novos pontos, o aperfeiçoamento de seu sistema logístico e um forte programa de recrutamento, treinamento e retenção de talentos— informa a rede de varejo.

Marcas próprias — Seguindo a estratégia de ampliar a oferta dos nossos produtos exclusivos, lançamos neste trimestre novidades da D’elicce. Os lançamentos incluem uma linha variada de panetones recheados nos sabores chocolate, frutas e doce de leite, além do novo Christmas Traditions Natalice.

A D’elicce traz também uma grande novidade, os bolos prontos nos sabores laranja, coco, mesclado e chocolate. Lançada no fim de 2015, a marca D’elicce reforça a atuação da Lojas Americanas na categoria de biscoitos e chocolates, que os clientes só encontram nas mais de 1.060 Lojas Americanas espalhadas pelo país.

Vestuário — Neste trimestre, Lojas Americanas deu continuidade à reestruturação do departamento de vestuário. Dessa forma, seguimos com a expansão e aprimoramento do sortimento das nossas linhas de vestuário feminino, masculino e infantil, mantendo o compromisso de levar aos nossos clientes produtos que apresentem uma excelente relação custo x benefício.

—Desse modo, continuamos a nos aproximar de fornecedores estratégicos e a remodelar a área de vendas de algumas das nossas lojas—adianta o comunicado.

Visando criar uma experiência de venda diferenciada, durante o trimestre oferecemos vantagens exclusivas para os clientes do novo Cartão Lojas Americanas, com condições especiais de pagamento e descontos progressivos nos departamentos de vestuário, na busca de surpreender os nossos clientes e sermos considerados a melhor opção de compras.

Sustentabilidade — A Lojas Americanas apoia projetos da Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA), operada pelo Instituto BM&FBovespa e pela Brazil Foundation. Este ano, a Companhia concluiu a meta de apoiar 10 projetos da BVSA nos anos de 2015 e 2016. Todos os projetos foram selecionados com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e tinham como propósito a educação, meio ambiente e/ou desenvolvimento sustentável. Ao todo, os projetos vão beneficiar cerca de 5.000 pessoas em quatro estados do Brasil.

A Companhia segue sua parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) e com o Senac, no Programa de Educação Integral—Dupla Escola, investindo na reforma, montagem e fornecimento de equipamentos para os laboratórios de logística. Essa é uma iniciativa voltada para o investimento social, que atenderá 420 estudantes do ensino médio no período entre 2016 e 2018, com formação técnica profissionalizante em logística em período integral.

Lojas Americanas também patrocina o projeto Galpão Aplauso que oferece, desde abril/2015, cursos profissionalizantes de logística a jovens com idades entre 17 e 29 anos, moradores de bairros de baixa renda da Baixada Fluminense e Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto, que tem grande potencial de empregabilidade para os jovens, visa formar profissionais para exercer as seguintes funções: auxiliar operacional, operador de empilhadeira, conferente logístico e assistente de qualidade. Até fevereiro/2017 serão formados 310 jovens, superando em 15% a meta inicial de formar 270 jovens.

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