Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2016 - 06:57

O Tempo entre Sombras


Um romance histórico intrigante, concebido numa pesquisa nos arquivos da Torre do Tombo em Lisboa.

A LerLisa Livros acaba de levar às livrarias O Tempo entre Sombras, de Neida Lúcia Moraes, um romance histórico não por dedicar-se exclusivamente à História, e sim por estar alicerçado no processo histórico da Inquisição no Estado do Espírito Santo e na Inquisição de Portugal, no século XVIII.

A autora entremeou esses dois episódios para rascunhar e configurar o protagonista Nuno Alvares de Miranda, um humilde homem do campo como todos os outros, mas ao mesmo tempo firme e sem meias palavras no que diz respeito às suas ideias sociopolíticas e filosóficas, pouco comuns, porém admiráveis para sua época e tempo.

Pesquisadora e professora aposentada de História da Universidade Federal do Espírito Santo, a autora, durante uma temporada de estudos em Portugal, se debruçou sobre incontáveis documentos da Santa Inquisição guardados nos arquivos da Torre do Tombo, em Lisboa. Eram manuscritos e julgamentos relacionados à perseguição aos chamados cristãos-novos, muitos deles expatriados para o Brasil, a então colônia de além-mar. O processo de Nuno, um réu brasileiro, despertou imediato interesse para que ela esboçasse e escrevesse o romance.

“Resolvi escrever a história de Nuno, preenchendo os claros, as informações deficientes, da mesma maneira que ele fazia, isto é, criando as situações, imaginando fatos e desenlaces que poderiam ter acontecido. Então, esta não será verdadeiramente a história de Nuno, mas é, sem dúvida, a história de muitos cristãos-novos, anônimos e sofridos, perdidos por este imenso país delineado pelo Tratado de Madrid, de 1750”, diz a escritora Neida Lúcia sobre este seu romance O Tempo entre sombras, no qual, por meio do personagem principal e da história de suas idéias, toda uma época passará como um filme, para o leitor, com todas as suas grandezas e misérias.

Segundo o professor doutor José Augusto Carvalho, a personalidade ficcional de Nuno é como o Barrabás do sueco Lagerkvist, que se baseou numa passagem bíblica para criar a história do seu personagem. Nuno, porém, nasceu da História e ganhou asas na fértil imaginação da autora, que, com base em suas pesquisas nos arquivos portugueses, amealhou preciosas informações, muito bem aproveitadas – diga-se de passagem – para a urdidura da trama deste extraordinário romance.

Ainda para o professor Carvalho, “o leitor sem dúvida terá nesta obra muitas emoções e talvez se surpreenda com o final e com a pergunta que não quer calar: se ao homem lhe tiram o direito de pensar, que sentido tem a vida para ele?”.

Sobre a autora: Nasceu em Vitória, Espírito Santo. Diplomou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ingressando mais tarde no corpo docente da mesma instituição. Ocupou cargos de destaque na administração pública. É membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Espírito-Santense de Letras. Também é membro da Sociedade de Estudos do Século XVIII de Portugal e da Academia de Letras de Cascais, Portugal. Historiadora e romancista, suas obras vêm alcançando sucessivas edições além premiações pelo Instituto Nacional do Livro e pela Academia Brasileira de Letras e também traduções em países europeus.

Obras de ficção: olhos de ver — romance premiado pelo Instituto Nacional do Livro; Sete é número ímpar - romance, com distinção da Academia Brasileira de Letras e apresentação do então presidente Autregésilo de Athayde; Simbiose; O mofo no pão; O sentido da distância e À sombra do holocausto que ora é apresentado em 2ª edição com o título de O tempo entre sombras.

Obras de referência: O Espírito Santo é assim; Espírito Santo, esta é a sua terra no Brasil; Atlas escolar do Espírito Santo; Almanaque Lisa 94; Almanaque Lisa 95; Novo atlas escolar do Espírito Santo; Das caravelas ao século XXI: a saga do Espírito Santo; A Saga do Espírito Santo e Espírito Santo: história de suas lutas e conquistas.

A crítica e os livros de Neida Lúcia Moraes — Li Simbiose de um fôlego. Histórias contadas numa linguagem singela, cheia de sabedoria e muita emoção. Com este romance atinges um nível de prestigiosa evidência na novelística de língua portuguesa.

Escritor José Saramago — O tempo entre sombras é, inicialmente, um livro do medo. Nuno estava à frente do seu tempo, numa época de ignorância convenientemente mantida por uma teocracia que se acreditava dona da verdade e da fé. Por isso este livro é também um hino de liberdade e amor à vida. Um romance extraordinário.

Mestre, doutor e escritor José Augusto Carvalho, Jornal A Gazeta, Vitória —O tempo entre sombras é uma aula de sensibilidade mais do que de história; de técnica literária na construção de personagens e reconstituição de um tempo histórico e, sobretudo, uma reconstituição do sentimento de medo que imperava nas colônias ibéricas do início do século das luzes.

Escritor, professor e doutor Francisco Aurélio Ribeiro, Jornal A Gazeta, Vitória — O tempo entre sombras, tais como os outros livros da autora, me impressionou profundamente. Um romance se faz de ideias e de fatos, como de enredos. Espelho do mundo e da vida, faz sobressair a grandeza da romancista.

O Tempo entre Sombras | Editora: LerLisa Livros Irradiantes | 432 Páginas | Preço: R$ 59,00. Público alvo: Amantes da boa leitura, sobretudo os que gostam de boa literatura, história e religião.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira