Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2008 - 08:47

Conselho de Turismo repudia em nota o abandono do Tom Jobim

Em reunião extraordinária no dia 12 de março 9Quarta-feira), na Fecomercio, Rio de Janeiro,o Conselho Estadual de Turismo, presidido pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, aprovou uma nota de repúdio à Infraero “pelo abandono” em que se encontra o Aeroporto Tom Jobim, cujo funcionamento precário “gera uma série de desconfortos e constrangimentos aos passageiros”, além de “depor contra a imagem da cidade”.

A nota, proposta logo no início da reunião, pelo secretário estadual Eduardo Paes, considera “intolerável, inadmissível e incompatível com o atual momento vivido pelo turismo do Rio de Janeiro” a falta de definição das obras de reforma e ampliação do aeroporto, anunciadas no fim do ano passado pelo governo federal.

Os conselheiros expressam ainda indignação ante a falta de resposta do órgão federal aos pleitos do estado, bem como de atendimento às necessidades do mercado quanto a um “melhor aproveitamento da capacidade ociosa do aeroporto".

Segundo a nota, não bastasse a falta de conservação das instalações e da infra-estrutura do aeroporto, a Infraero nega atendimento a “uma solicitação negociada, antecipada e exaustivamente, pelo governo do estado com as autoridades italianas e a empresa aérea Alitália para o estabelecimento de um vôo direto Roma-Rio”, sob a justificativa de que falta local no aeroporto para o check-in. “Isso num aeroporto que não utiliza nem 50% de sua capacidade operacional", diz a nota.

- É inexplicável a posição da Infraero, e absurda sua justificativa, frustrando as reivindicações de uma cidade turística que briga por novos vôos do exterior – completou Paes.

- Tendo o Estado do Rio um fantástico potencial turístico e sendo o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do país, é inaceitável ter um aeroporto nas condições em que se encontra o Galeão/Tom Jobim. Esta situação se protela cada vez mais e não se apresenta uma solução, mais do que necessária. Então, decidimos falar mais grosso com a Infraero na esperança de sermos ouvidos – comentou o secretário.

Na reunião, os conselheiros decidiram ainda enviar à Fecomércio e a instituições representativas do setor comercial proposta de revisão do acordo da Associação dos Shoppings Centers e SindLojas para a abertura do comércio varejista ou de parte dele durante os períodos de Ano Novo e Carnaval. A proposta foi feita pelo representante do (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município do Rio de Janeiro (SindRio).

O Conselho abordou também, entre outros assuntos, a necessidade de maior divulgação no estado do Fungetur, uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal para o setor turístico cujo objetivo é financiar a modernização de hotéis, pousadas e centros de convenções em todo o país. Segundo o secretário, é a oportunidade de se modernizar o parque hoteleiro do estado.

– Era uma linha de crédito antiga que não tinha recursos. Agora, o empresário pode pegar empréstimo, entre R$ 400 mil e R$ 10 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, pagando juros bem abaixo do praticado pelo mercado, na faixa de 7% ao ano, e com prazo de carência mínimo de cinco anos e até 240 meses para amortizações – explicou Sérgio de Mello Ferreira, diretor de Operações da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio).

Segundo ele, a TurisRio vai levar uma agente da Caixa Econômica à InterTur, Feira do Interior de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 próximos, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, para explicar aos empresários presentes como ter acesso à linha de crédito.

Vinculado à Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, o Conselho Estadual de Turismo tem como objetivo criar um fórum de debates e oferecer proposições para a área do turismo. Fazem parte do conselho representantes públicos e privados ligados à indústria do turismo do estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira