Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2016 - 08:13

Umberto Camargo é eleito “Curador do Ano”


Dulce Alves e Francisco Ricardo Ferreira entregam o diploma ao pesquisador Umberto

Premiação valoriza o trabalho de preservação genética.

Durante a solenidade de encerramento do IV Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos e do Workshop de Curadores de Germoplasma do Brasil, o pesquisador aposentado da Embrapa Uva e Vinho Umberto Almeida Camargo recebeu o Prêmio Dalmo Catauli Giacometti, pelos relevantes serviços prestados na preservação genética de germoplasma de uva. A premiação valoriza pesquisadores da Embrapa que atuaram como curadores e que já estão aposentados ou para pesquisadores de entidades estaduais de pesquisa.

Umberto Camargo é agrônomo e por mais de 30 anos atuou como pesquisador da Embrapa Uva e Vinho onde coordenou o Programa de Melhoramento Genético da Videira, sendo responsável pelo lançamento de 14 novas cultivares e adaptação às condições brasileiras de diversas cultivares importadas. Desde sua entrada na Embrapa, em 1977, recebeu a coleção de germoplasma formada na antiga Estação de Enologia de Bento Gonçalves, iniciada em 1948, e foi reunindo a ela outras coleções mantidas em instituições nacionais e internacionais.

Camargo foi responsável por criar o maior acervo de videiras da América do Sul: são 1,4 mil tipos de uva, entre espécies cultivadas e silvestres, variedades, clones e seleções dos três centros de dispersão da videira: Americano, Euroasiático e Asiático. Importante destacar que o pesquisador também caracterizou e avaliou todo o acervo, obtendo informações importantes para o adequado uso de cada acesso (espécie, variedade, clone), o que viabiliza o principal objetivo da criação e da manutenção de um Banco de germoplasma, ou seja, oferecer suporte à obtenção de novas cultivares de uva.

A entrega da premiação foi realizada pela supervisora de Curadorias de Bancos de Germoplasma da Embrapa, Dulce Alves, em Curitiba (PR) no dia 11 de novembro(sexta-feira). Ao receber a condecoração, o pesquisador fez um discurso agradecendo e lembrando que o prêmio é resultado do trabalho de um grupo ao longo dos anos. "Nessa equipe estiveram vários empregados de diferentes áreas da Embrapa e também bolsistas e estagiários", valorizou o agraciado.

Os demais premiados foram:

- Prêmio "Armando Teixeira Primo", para o curador do ano na área de Recursos Genéticos animais: Maria do Socorro Maués Albuquerque, Líder da Vertente Animal do Portfólio de Recursos Genéticos - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia;

- Prêmio "Maria Magaly Velloso da Silva Wetzel", para o curador do ano na área de Recursos Genéticos Vegetais: Fernanda Vidigal Duarte de Souza, curadora do Banco Ativo de Germoplasma de Abacaxi - Embrapa Mandioca e Fruticultura;

— Prêmio "Johana Döbereiner" para o curador do ano na área de Recursos Genéticos de microorganismos: Sueli Correa Marques de Mello, Líder da Vertente Microbiana do Portfólio de Recursos Genéticos -—Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

A Embrapa atua desde 1974 na conservação de Recursos Genéticos. Em 1993, diante do crescimento da Embrapa em todo o Brasil, surgiu a necessidade de integrar o trabalho e as informações obtidas por esses profissionais e, por isso, foi criado o Sistema de Curadorias, coordenado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Embrapa, localizada em Brasília (DF). Esse Sistema tem por objetivo definir, sistematizar e integrar todas as atividades indispensáveis ao manejo, conservação e uso de espécies vegetais, animais e de microrganismos no âmbito da Empresa.

Desde 2008, a Supervisão de Curadorias promove bianualmente o Workshop de Curadores da Embrapa com o objetivo de atualizar as informações e temas relacionados a curadorias, e, principalmente, manter os curadores integrados e trabalhando em parceria. | Viviane Zanella | Irene Lobo/Embrapa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira