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22/11/2016 - 06:32

Índice de Conectividade Global da DHL Resumo do Perfil do País

Este ano, o Brasil foi classificado em 57º lugar no ranking geral, dentre os 140 países (com base em dados de 2015). Isto representa uma evolução quando comparado ao 63º lugar alcançado pelo país em 2013. Além de uma melhora na classificação geral, o nível de conectividade global do Brasil também subiu em 2014 e 2015. Para que um país esteja globalmente conectado, ele deve ter tanto grandes fluxos internacionais em relação ao tamanho da sua economia nacional (o que chamamos de ‘'profundidade') quanto seus fluxos internacionais devem ser distribuídos mundialmente, em vez de ficarem centrados em uma única região (o que chamamos de ‘'amplitude').

Em termos de profundidade, o Brasil se classifica próximo ao último lugar (121º de 140), mas em termos de amplitude o país fica próximo ao topo (11º de 140). No comércio (que compõe 35% do índice geral), a discrepância é ainda maior — o Brasil se classifica em 136º de 140 na profundidade do comércio, e em 2º de 140 na amplitude do comércio. O Brasil também possui uma amplitude particularmente alta de fluxos de IED – Investimento Estrangeiro Direto entrantes, ficando em 3º de 99 países, demonstrando a diversidade dos mercados que investem no Brasil.

Grande economia em uma região remota: A baixa profundidade não é surpreendente, já que o Brasil é uma grande economia, e países maiores tendem a ser mais focados em seu mercado interno. E o Brasil tem ainda a distinção de ser o único país de língua portuguesa em uma região onde predomina a língua espanhola como idioma oficial — e sua região está longe dos maiores centros econômicos do mundo. No entanto, mesmo após o controle estatístico de fatores estruturais como o tamanho, o afastamento e o idioma oficial do Brasil, a profundidade dos fluxos internacionais do Brasil ainda fica aquém da previsão do modelo. Isso ressalta o grande potencial inexplorado do Brasil para o crescimento internacional.

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