Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/11/2016 - 07:09

O conceito Usage Based Insurance e a mudança no mercado de seguros

A Internet das Coisas estabeleceu novas fronteiras para a conectividade, trazendo diferentes aplicações e cada vez mais dados gerados. Ainda assim, extrair benefícios para o negócio a partir destes dados continua sendo um desafio. As transformações advindas desses dispositivos conectados e as informações daí decorrentes agregarão cada vez mais valor aos serviços oferecidos por companhias seguradoras.

O avanço da tecnologia impulsionou uma mudança no perfil do consumidor, de forma que cada vez mais serviços personalizados são exigidos por eles. Nesse sentido, os produtos oferecidos pelas seguradoras podem ser muito mais customizados, interessantes e atrativos aos olhos do consumidor.

O Usage Based Insurance (UBI) é um modelo de seguro baseado no consumo, permitindo uma contratação mais flexível. O consumidor pode contratar um serviço moldado às suas necessidades reais de uso, com base em dados e estatísticas, e o valor do produto fica mais justo e atrativo. A seguradora utiliza dados captados do usuário, com sua permissão prévia, para compor seu perfil de uso e assim adequar melhor o serviço a ser oferecido para ele. Uma visão mais detalhada sobre o perfil do cliente, com informações efetivamente observadas e não simuladas, permite ofertar prêmios, benefícios, descontos ou até mesmo uma cobrança mais alta com base no comportamento do usuário que aumente o risco de sinistro.

Para este monitoramento e captação de dados, as seguradoras podem utilizar aplicativos para smartphones, dispositivos conectados em suas casas, veículos ou até mesmo vestidos por você (wearables), e assim coletar os dados e compor o pacote para o usuário de acordo com seu perfil.

O segmento de seguros automotivos é um exemplo bem claro e promissor da aplicação do UBI. Por meio de aplicativos e dispositivos diversos, complementados por dados de geolocalização, as seguradoras podem coletar a distância média percorrida pelo cliente, o tempo que passa no trânsito, horários em que trafega, dados da rota e de comportamento no transito desse usuário que são certamente muito mais relevantes para a composição de seu perfil do que o atual questionário realizado no momento da contratação do seguro. E o incentivo para o segurado recai sobre uma cobrança mais ajustada ao seu comportamento, de sorte que ele terá benefícios financeiros por ter uma boa conduta no trânsito.

Os dados dos veículos também entram nesse contexto e podem ser medidos. Dados sobre consumo de combustível, rota, quilometragem, possíveis avarias e problemas referentes a manutenção do carro são identificados e complementam a análise de risco e poderão da mesma forma criar reflexos financeiros correspondentes. Há de se pensar na possibilidade de a companhia intervir e antecipar possíveis problemas, apoiar em manutenções preventivas com maior eficácia, recomendar rotas mais adequadas e criar muito mais interação com o segurado – transformando inclusive a jornada do cliente e talvez reduzindo o churn. A seguradora amplia seus clientes e produtos, tende a ver reduzido o número de sinistros e estabelece uma nova dinâmica de relacionamento com seus clientes.

Há atualmente várias companhias seguradoras com incentivos financeiros a partir de informações capturadas nesse contexto, e muitos clientes, notadamente os millenials, têm se mostrado muito mais propensos a contratar produtos dessas empresas. Num futuro não muito distante podemos vislumbrar como o UBI será essencial para o mercado de seguros para automóveis, acelerando a adoção de IoT pela indústria automotiva e o desenvolvimento dos carros autônomos.

O Usage Based Insurance entrega mais acuracidade e precisão para as seguradoras, e para nós consumidores, produtos, pacotes e serviços moldáveis, preços mais acessíveis e a percepção de que a o serviço pago é de fato o utilizado.

. Por: Rodrigo Baptista, Diretor de vendas, Software Solutions da Pitney Bowes Brasil | Perfil —A Pitney Bowes (NYSE: PBI), é uma empresa de tecnologia global que habilita bilhões de transações – físicas e digitais – no mundo conectado e sem fronteiras do comércio. Clientes de todo o mundo, incluindo 90% das empresas Fortune 500, confiam nos produtos, soluções e serviços da Pitney Bowes nas áreas de gerenciamento de informações dos clientes, inteligência de localização, engajamento com o cliente, entrega de pacotes e encomendas e e-commerce global. Com a inovadora Commerce Cloud da Pitney Bowes, os clientes têm acesso às soluções da Pitney Bowes, analytics e APIs para aperfeiçoamento do comércio. | pitneybowes.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira