Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2016 - 08:14

Imóvel novo fica mais barato, e aluguel despenca no Rio

Os dados da FipeZap (demonstrados abaixo) apontam que as maiores quedas de preço no mercado imobiliário foram mais fortes no Rio de Janeiro, tanto com relação à venda quando ao aluguel.

Rio de janeiro (venda -1,87% e aluguel -5,28%), São Paulo (venda +0,19% e aluguel -1,85%), Belo Horizonte (venda +3,42% e aluguel -3,03%), Salvador (venda +1,87% e aluguel -4,63%), Recife (venda -0,19% e aluguel -1,51%) e Porto Alegre (venda +2,79% e aluguel -3,39%).

Segundo Alexandre Novas, sócio da MR Consultoria, empresa especializada em regularização de imóveis, a crise econômica afeta mais o mercado imobiliário no Rio de Janeiro devido à junção de alguns fatores. Entre eles, estão o aumento absurdo das ofertas devido aos eventos ocorridos na cidade, agravamentos da violência e a crise político-financeira pela qual todo pais está passando.

"É natural sentirmos mais a queda no Rio, uma vez que foi um dos mercados com maior crescimento entre 2007 e 2013. Este precedente nos dá uma sensação maior de preocupação e de perdas nos volumes de negócios", destaca.

No entanto, Alexandre tem uma visão otimista com relação ao mercado imobiliário. "Hoje, já não temos tantos lançamentos assim, e já se começa a baixar gradativamente os estoques. Os feirões imobiliários estão ajudando muito nessa retomada do mercado, bem como a flexibilização de alguns construtores no sentido de oferecer condições especiais para que os compradores possam quitar suas unidades", justifica.

Segundo o especialista, novas tendências estão ganhando espaço. "Hoje, já podemos observar uma polarização do mercado e já temos dois destaques: as construtoras que estão investindo no mercado de mais baixa renda e, na outra ponta, as que estão apostando no modelo de obras por administração (grupo de investidores que rateiam mensalmente os custos da construção de suas unidades)", afirma.

Perfil — A MR Consultoria nasceu a partir da percepção de que existia uma lacuna no mercado imobiliário após a venda dos imóveis pelas incorporadoras. De acordo com os sócios Alexandre Novaes, Bernardo Queiroz e Joyce Bahiense, os clientes demandavam certa atenção no momento de realizar a escritura definitiva e consequente entrega das chaves. Por outro lado, as construtoras não conseguiam suprir as necessidades dos clientes, principalmente, dúvidas gerais sobre documentos, certidões, impostos, entre outras. Assim, a MR Consultoria aperfeiçoou suas atividades neste nicho de mercado: escrituras e registro.

A empresa atua há dez anos no mercado de regularização, onde expandiu sua área de atuação, atendendo as mais diversas demandas, como financiamento imobiliário, processamento de impostos, regularização de imóveis foreiros, expedição e averbação de Habite-se, memoriais de incorporação, loteamentos, recuperação de crédito, antecipação de recebíveis, entre outros. O suporte se estende tanto aos consumidores quanto aos construtores, além de empresas que demandam trabalhos de regularização de seu patrimônio imobiliário.

Entre os clientes da MR Consultoria estão grandes empresas, como RJZ Cyrela, PDG, Odebrecht, Queiroz Galvão, Calper, Ipiranga, Oi e Souza Cruz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira