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25/11/2016 - 06:43

FGV/EBAPE inaugura Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais

O Centro, parceria da FGV/EBAPE com a Universidade de Harvard, contará com a liderança de Claudia Costin.

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE) irá inaugurar, em 28 de novembro, o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE). O lançamento é em associação ao Programa de Política Educacional Internacional da Universidade de Harvard e será realizado no Palácio da Cidade, às 15h, com a presença de especialistas e autoridades.

Segundo Flávio Vasconcelos, diretor da FGV/EBAPE, a criação do CEIPE no âmbito da EBAPE tem o objetivo de fortalecer a capacidade da Escola de impactar mais diretamente as políticas públicas. Ao mesmo tempo, sua inserção num ambiente de grande circulação de estudantes e pesquisadores permitirá a construção de uma conexão mais íntima do conhecimento adquirido com a sua aplicação às necessidades prementes do país.

Sob a liderança de Cláudia Costin, ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e diretora global de Educação do Banco Mundial até recentemente, o CEIPE será um centro de pesquisa aplicada e implementação de políticas educacionais inovadoras e efetivas, com o objetivo de gerar ganhos sustentáveis de aprendizagem para crianças e jovens brasileiros. O foco será: a qualificação da primeira infância e a equidade e personalização dos processos de aprendizagem.

O CEIPE vai auxiliar na idealização, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas educacionais inovadoras em áreas prioritárias, como a formação de gestores da educação e professores.

"O Centro é uma iniciativa importante diante da realidade brasileira, em que a melhoria do nosso sistema educacional vem acontecendo de forma muito lenta e desigual. Ele surge, entre outras coisas, para promover a aceleração e a transformação positiva de sistemas educacionais no Brasil”, explica Cláudia.

Segundo dados do Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), menos de 10% dos jovens que concluem o ciclo de educação básica e obrigatória no Brasil adquirem os conhecimentos e desenvolvem as competências e habilidades mínimas necessárias para a vida de cidadãos brasileiros. Estados e cidades obtêm resultados muito diferentes, e o status socioeconômico, a etnia e a escolarização da família do jovem exercem grande influência em seu aprendizado.

Cláudia, que atualmente é professora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, reforça os dados da PNE ao considerar que os maiores problemas da educação brasileira são a falta de qualidade e de equidade.

“Em todas as avaliações oficiais, nacionais e internacionais, nossos resultados são preocupantes. O Brasil figura, em todas as edições do PISA – a avaliação internacional mais respeitada no mundo --, em posições incompatíveis com o seu estágio de desenvolvimento”, aponta.

A nova unidade da FGV/EBAPE também terá apoio do Instituto Brookings. Durante o evento, haverá o lançamento de três publicações voltadas para o setor: Por uma Nova Formação Continuada; Ensinar e Aprender no Século XXI – versão brasileira da última publicação de Fernando Reimers; e Millions Learning – Ampliando a escala da educação de qualidade em países em desenvolvimento.

. Lançamento do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV/ EBAPE, dia 28 de novembro de 2016 (segunda-feira), às 15h, no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro – Rua São Clemente, 360, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ.

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