Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2016 - 06:50

Exposição que reúne presépios do mundo inteiro está de volta ao Rio

As obras ficarão expostas na Paróquia São José da Lagoa, que também recebe grande Sino da Paz.

O Natal está próximo e a Paróquia São José da Lagoa começa a se preparar para a chegada do Menino Jesus. Uma das novidades natalinas é a exposição de presépios “Deus Habita na Cidade”, em parceria com o Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio, que será inaugurada no dia 27 de novembro(domingo), às 19h, quando a Igreja celebra o primeiro domingo do Advento.

A mostra, que vai reunir cem presépios vindos dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil, já foi vista por cerca de 80 mil pessoas em 2015 e fica em cartaz até 6 de janeiro de 2017. Além de representar a cena do nascimento de Cristo, os presépios apresentam traços da cultura e da história dos locais de origem. Do Japão, vieram Maria, José e o Menino Jesus feitos em madeira de bambu, com olhos puxados e vestidos de kimono. No presépio do Cazaquistão, a estrebaria dá lugar a um tipo de cabana típica das regiões rurais do país. As referências estão tanto na forma de esculpir ou montar as peças, quanto nos materiais utilizados, como o couro das renas, do Canadá, ou o pelo de uma cobra, da Ilha de Java.

O artesanato popular brasileiro também estará presente na mostra, com peças adquiridas em diferentes estados, principalmente Minas Gerais. Além da cultura, o destaque neste caso vai para a diversidade natural do país, em peças confeccionadas com as sementes de plantas da Amazônia; as conchas e o côco das praias da Bahia; a palha e a buchinha de Minas; o capim dourado do Centro-Oeste, entre outros. A curadoria da exposição é do padre jesuíta José Maria Fernandes.

Sino da Paz — Também no domingo será inaugurado o Sino da Paz, confeccionado em 1988 por Evandro Vieira e Bárbara Stella, fundadores do grupo artístico e pacifista internacional "Embaixada da Paz". O sino foi feito a partir de sucata de munição deflagrada sobre pessoas em conflitos em diversas épocas, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e locais do mundo (Vietnã, Oriente Médio, São Paulo, Rio de Janeiro).

O bronze pesa 280 quilos e está afinado em Dó maior, considerado o tom da paz por cientistas e místicos. A transmutação da munição deflagrada sobre seres humanos em um instrumento que possibilita comunicar o desejo de paz representa a transformação de uma cultura de violência em uma cultura de paz. A linguagem do soar das badaladas foi escolhida para a realização do projeto pelo caráter de comunhão.

O Sino da Paz é um peregrino que viaja pelo Brasil e pelo mundo espalhando a mensagem de que a paz é uma conquista diária e transformadora. Foi tocado pela primeira vez pelo sociólogo Herbert de Souza em uma cerimônia realizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Já percorreu escolas urbanas e rurais como parte de programa "Paz nas Escolas", da Embaixada da Paz. Em 2005, abriu o "Show da Paz" na cidade de Aparecida. Atualmente, encontra-se em exposição permanente no "Paiol da Paz" (Centro de Paz, Arte, Cidadania, Educação e Cultura), situado no município de Aiuruoca, no Sul de Minas Gerais, de onde chegou para a exposição na igreja de vidro.

Para o pároco da Igreja de São José da Lagoa, Padre Omar, é sempre uma grande alegria celebrar o Natal, lembrando a simbologia do nascimento do Deus Menino. “É importante bem celebrarmos o significado próprio desse tempo litúrgico que nos convida a uma reflexão sobre a vida, o tempo presente, aguardando sempre o novo, o nascimento do Cristo Jesus em nós”, destaca.

A exposição de presépios e o Sino da Paz podem ser visitados das 8h às 20h, na Paróquia São José da Lagoa, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 2.735, no bairro da Lagoa.

Exposição de Presépios ‘Deus Habita na Cidade’ e do Sino da Paz, de 27 de novembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017, diariamente, das 8h às 20h, na Paróquia São José da Lagoa,Avenida Borges de Medeiros, 2.735, Lagoa, Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira