Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2016 - 06:50

A importância da logística como incremento ao comércio exterior

ENAEX 2016 reúne especialistas para discutir o tema em seu segundo e último dia.

O painel “Infraestrutura e logística: reduzir custos e elevar a competitividade das exportações” reuniu no segundo e último dia do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2016), no Rio, o professor do núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, e o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, para discutir as principais questões que vem o setor. A moderação foi feita pelo diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), organizadora do evento, e por Aluísio Sobreira, coordenador da Câmara de Logística Integrada da entidade.

De acordo com o diretor geral da Antaq, os projetos de terminais portuários já aprovados pela agência reguladora significam investimentos de US$ 25 bilhões nos próximos anos e que o maior problema de logística no momento está na falta de locais para armazenamento, principalmente para os produtos agrícolas.

O professor Paulo Resende disse que o quadro da infraestrutura do país é preocupante, sem que os diversos modais de transporte proporcionem alguma competitividade aos produtos brasileiros. “A posição do Brasil é pior do que qualquer outro país dos Brics. O Brasil é o único que não está entre os 40 melhores países em eficiência logística, ocupando hoje a 86ª posição no ranking mundial.”

O vice-presidente dos Correios, José Furian Filho, informou que a empresa pública, em processo de internacionalização, terá no próximo ano um escritório nos Estados Unidos e outro na China, para apoiar exportadores e importadores e angariar cargas. | www.enaex.com.br/enaex2016

Perfil —A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como as atividades correlatas e afins. Fundada em 20 de agosto de 1970, a AEB tem como principal objetivo atuar junto aos órgãos públicos e privados pela adoção de medidas que favoreçam a expansão competitiva e sustentável do comércio exterior. Também busca promover a aproximação de todos os elos da cadeia de negócios com fins de estudos técnicos, cooperação e defesa dos interesses e objetivos comuns, visando ao desenvolvimento econômico e social do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira