Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2016 - 06:59

Economia de energia para médias e pequenas empresas

Tendo em vista o atual cenário brasileiro de aumentos constantes no preço das tarifas de energia elétrica, descobrir formas de economizar esse recurso precisa estar entre as prioridades de um empreendedor. O último reajuste aprovado pela Aneel – vigente desde maio deste ano – foi de 2,06% para consumidores de alta tensão (empresas de grande porte) e 4,63% para baixa tensão (comércios, serviços, residências). De acordo com a Abesco – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, devido à realidade do mundo contemporâneo, com o crescente aumento de demanda das usinas termelétricas e a falta de chuvas, os custos com energia tendem a subir cada vez mais, podendo chegar, até 2020, ao acréscimo de pelo menos 9% ao ano.

Mas há diversas formas de reorganizar uma empresa a fim de conseguir consumir menos. Ações simples e pontuais podem ajudar muito no consumo consciente. A readequação de turnos e espaço físico, a iluminação inteligente e o diagnóstico do maquinário são alguns itens imprescindíveis a serem avaliados.

Para auxiliar profissionais a detectar pontos positivos e negativos de uma empresa a fim de otimizar o consumo de energia elétrica, desenvolvemos na Datte, que é empresa mineira de tecnologias avançadas em gestão, um programa denominado PEEE – Programa Educacional de Eficiência Energética, que foi testado e aprovado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. O PEEE foi tão bem-sucedido, que, ao ser implantado por grandes companhias do setor elétrico, como CEMIG e CPFL, recebeu prêmios, como o Prêmio CPFL Mais Valor 2016, que atesta fornecedores de materiais e serviços na área de energia.

Além de ser uma ótima alternativa para auxiliar as empresas a reduzirem seus custos com energia, o treinamento para a utilização desse programa promove consciência social, pois ele educa as pessoas, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Assim, com metodologia própria, customizada e cuidadosamente modelada para cada caso e cliente, fomos respondendo às necessidades de cada empresa, para que elas pudessem reduzir drasticamente custos internos, melhorando a eficiência de processos e a qualidade dos produtos e serviços.

Com o tempo, fomos percebendo que a metodologia criada por nossa equipe poderia ser adaptada também para as pequenas e médias empresas. Assim, o programa, antes desenvolvido somente para consumidores de alta tensão, como indústrias e empresas de grande porte, foi adaptado e hoje pode ser implantado em empresas que têm gastos com energia superiores a R$5 mil reais em conta por mês. Um exemplo são os empreendimentos do setor de panificação, que conheceram a nossa tecnologia e já estão se preparando para implantá-la a partir do início de 2017. Isso porque o maquinário necessário em padarias e confeitarias é de grande consumo de energia. Nossa intenção é auxiliar esse médio e pequeno empreendedor a reduzir gastos, eliminar desperdícios e melhorar a produtividade, além de estimular outras formas de ganhos em produção e de sustentabilidade do negócio.

. Por: Marcos Aires, diretor executivo da Datte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira