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26/11/2016 - 10:07

Estratégias de marketing são primordiais no varejo de produtos infantis

Em um cenário de crise econômica como o ano de 2016, investir em uma boa estratégia de marketing é fundamental para manter as vendas. E no mercado de produtos infantis não é diferente.

As lojas desse segmento atraem principalmente pais e mães de crianças que estão ainda no primeiro ano de vida. E esse fluxo tende a ser contínuo, visto que segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 320 crianças nascem por hora no Brasil. É um público que se renova a cada momento, mas é muito exigente.

Para reter os clientes e conquistar novos consumidores, a Alô Bebê traçou planos estratégicos de mídia para cada região em que está presente e esclarece: não existe uma fórmula única que seja eficiente para todas as lojas. Os casos devem ser avaliados separadamente, pois cada região possui um comportamento de consumo específico e necessidades próprias.

Estar presente na internet, com um site bem estruturado, onde o consumidor possa ter acesso à informações sobre as lojas e as promoções, além de poder escolher os seus produtos sem sair de casa, também é importante. Em funcionamento desde 1999, o e-commerce da Alô Bebê, faz tanto sucesso que o seu faturamento equivale ao de uma das 26 lojas físicas da empresa. Além disso, o site de vendas também é utilizado pela companhia como uma das ferramentas para identificar quais praças são propícias para abertura de novas lojas, uma vez que disponibiliza a entrega de compras em todo o território nacional.

Entretanto, não há ação de marketing que supere o atendimento ao cliente. Nenhuma propaganda é mais eficiente que ter um cliente que sai plenamente satisfeito da loja. E o segredo para conseguir convencê-lo a voltar a comprar é encantá-lo. É por isso que a Alô Bebê está posicionada no mercado como um “Supermercado do Bebê”, onde o consumidor pode encontrar tudo o que precisa e resolver todos os problemas em um só local, sem precisar ir à vários lugares para encontrar os produtos que necessita. A equipe é formada por 800 mulheres, que são extremamente preparadas para atender os anseios e necessidades dos clientes. A rede também realiza periodicamente treinamentos para capacitar e reciclar o conhecimento das colaboradoras.

Além disso, a Alô Bebê ainda acredita na propaganda “boca a boca” feita pelos clientes que saem satisfeitos e encantados do estabelecimento. Esse é um dos fatores que fazem a diferença nas vendas.

Investir em promoções é outra uma boa estratégia para atrair consumidores. Na Alô Bebê além das duas mega liquidações que acontecem duas vezes ao ano, uma no começo e outra no meio do ano, também existem promoções especiais em alguns produtos específicos. Em um tempo no qual a palavra de ordem é economizar, essas ações são cruciais para despertar e manter o interesse do cliente.

As ações de marketing são importantes para a construção de uma marca, em qualquer segmento. E no mercado de produtos infantis essa credibilidade também se constrói por meio do relacionamento com o cliente, que é tão importante quanto, ou até mais, que uma propaganda bem feita. O segredo do sucesso nas vendas é nunca esquecer que poucas ferramentas superam o poder da “propaganda espontânea”.

. Por: Milton Bueno, Diretor de Marketing da Alô Bebê.

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