Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2016 - 07:44

Sistema CeraMem® da Veolia Water Technologies remove metais pesados

Totalmente automatizado, membranas CeraMem® UF atuam como barreira absoluta para óleos, sólidos em suspensão e metais condensados.

Produtos para revestimento de superfície de aços são comumente usados para estender sua vida útil. Revestimentos ricos em cromo, níquel, zinco e outros metais são amplamente utilizados na indústria siderúrgica e representam um desafio ambiental, pois os metais residuais do processo de revestimento, combinados com óleos de proteção de superfícies não tratadas, desembocam nas águas residuais de processo. Esses desafios também existem nas indústrias de semicondutores, mineração e outras, envolvendo a presença de óleos e metais nos fluxos de resíduos.

Estes metais pesados e óleos devem ser removidos das águas residuais para um nível muito baixo antes do descarte ou reutilização da água. Métodos convencionais para resolver este problema baseiam-se na separação tradicional e por gravidade, que podem não conseguir a eficiência de remoção requerida para os limites de agua de descarte ou reúso.

A Veolia Water Technologies desenvolveu a tecnologia de membrana cerâmica CeraMem®, um sistema avançado de remoção de metais pesados especificamente para a indústria de metais para um processo simples, eficaz e robusto que remove sólidos combinados, metais, óleos e graxas de águas residuais. As etapas-chave do processo incluem pré-tratamento (por exemplo, para fluxos contendo cianetos ou cromato), precipitação de metais, seguida por ultrafiltração (UF) e tratamento de lodos.

A tecnologia CeraMem® é resistente ao choque químico e térmico e é capaz de operar em uma faixa de pH tão ampla quanto 0 a 14. Sua capacidade permite tratar fluxos de alimentação difíceis com grande demanda ou complexidade de limpezas químicas com longa vida das membranas.

Testes piloto realizados em uma planta de revestimento e tratamento de superfícies, resultaram na remoção de alta qualidade para os metais de uma corrente de alimentação contendo óleo, sólidos e metais dissolvidos em seu processo. Os sólidos e óleos foram removidos alcançando turbidez inferior a 2 NTU e a remoção de metais excedeu os limites de eliminação, independentemente da variabilidade do influente. O sistema UF operado de forma estável e confiável em uma semana de teste exigiu pouca limpeza, usando contralavagens para manter as taxas de produção. A limpeza química foi um processo simples e restaurou as membranas às condições de projeto com ciclos curtos de duas horas de limpez |www.veolia.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira