Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2016 - 07:44

Vendas reais de bens duráveis crescem 7,7% no 3T16, aponta GfK

São Paulo — As vendas nacionais de bens duráveis ao consumidor final cresceram 7,7% no terceiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano anterior, faturando R$ 23,2 bilhões. As Informações são da edição mais recente do TEMAX®, relatório trimestral da GfK com base no monitoramento das vendas dos segmentos de linha branca, linha marrom, eletro portáteis, telecomunicações, fotografia, informática, impressoras e periféricos.

Telecom — Os produtos de telecomunicações, como aparelhos de telefonia celular e fixa, constituem o segmento que mais contribuiu com os resultados positivos do setor de bens duráveis, sendo o smartphone o propulsor do crescimento com vendas 33,7% superiores às registradas no mesmo período de 2015. O crescimento médio do segmento no terceiro trimestre de 2016 foi de 25,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: smartphones, telefones celulares e telefones fixos.

Linha branca — A linha branca sofreu retração 2,6% em comparação ao terceiro trimestre de 2015. A queda foi mais acentuada para os refrigeradores (8%), a principal categoria do segmento. Os outros dois segmentos mais relevantes — cocção e lavadoras de roupa — apresentaram crescimento de 1,1% e 1,5%, respectivamente.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: fogão, lava-louça, freezer, microondas, refrigerador e máquina de lavar roupa.

Linha marrom — O segmento que inclui TVs e aparelhos de som apresentou retração de 2,2% em relação ao mesmo período de 2015. Os televisores registraram faturamento 1,3% superior ao terceiro trimestre do ano anterior. No acumulado do ano, até setembro, a retração é de 6,7%.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: Audio Home Systems, Filmadora, GPS,TV de tubo, MP3/MP4 Player, DVD-Players/Rec, Caixa de Som, TV de tela fina, Som Automotivo, Memory Cards, DVD Automotivo e Pen Drive.

Eletro portáteis — O segmento registrou faturamento 3,8% acima do apresentado no terceiro trimestre de 2015. As categorias que mais impactaram o desempenho em vendas foram aspiradores de pó (22,3%), preparadores de alimentos (12,4%) e ferros de passar (7,3%), Itens como secadores e modeladores de cabelos também apresentaram resultados positivos.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: máquina de café, ferro de passar, barbeador, depilador, cortador de cabelo, aspirador de pó, churrasqueira elétrica, fritadeira elétrica, escova dental elétrica, ventilador elétrico, preparador de alimento, pranchas, secadores, máquina de suco, balança pessoal, torradeira, sanduicheira, filtro de água, forno elétrico e umidificador.

Informática — O setor de informática apresentou retração de 10,0% em faturamento na comparação com terceiro trimestre de 2015. Os notebooks

(-7%) e os desktops (-28%) foram os que tiveram melhor desempenho no segmento. Inflação e câmbio foram fatores que afetaram o preço médio no período e essa tendência é esperada nos próximos meses.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: monitores, computadores de mesa e computadores portáteis.

Impressoras e periféricos — O segmento de impressoras e periféricos fechou o terceiro trimestre de 2016 com 8,6% de queda no faturamento, na comparação com o mesmo período de 2015.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: multifuncionais, impressoras, teclados, mouses, projetor de slides e afins.

No terceiro trimestre o segmento apresentou queda de 40,5% em valor, quando comparado ao mesmo período em 2015.

Dados baseados na categoria câmeras digitais.

Escopo da pesquisa — GfK TEMAX® é um relatório desenvolvido pela GfK para medir o mercado de bens duráveis. Os resultados da pesquisa são baseados na amostra de varejistas do painel de varejo que conta com mais de 390.000 lojas em todo o mundo. Desde Fevereiro de 2009, a GfK tem compilado os dados de GfK Temax® em nível internacional em mais de 30 países. É o primeiro relatório que inclui todos os mercados de bens duráveis em diversos continentes. |www.gfktemax.com.

A GfK é uma fonte confiável de informações relevantes sobre os mercados e consumidores, permitindo que seus clientes tomem decisões mais inteligentes. Mais de 13.000 especialistas em pesquisa de mercado combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e ciências de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem a sua vantagem competitiva e enriqueçam as experiências e escolhas dos consumidores. | www.GfK.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira