Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2016 - 07:51

Atraso de entrega de imóveis e a indenização por lucros cessantes

Recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou uma construtora a indenizar os compradores de imóvel por lucros cessantes em razão de atraso na entrega. O Tribunal afastou a possibilidade de pagamento por dano moral alegado pelos compradores, mas julgou procedente o pedido de indenização por danos materiais e condenou a empresa ao pagamento de 0,7% ao mês sobre o valor atualizado do contrato pelo período compreendido entre o término da carência e a entrega das chaves.

A decisão unânime, que reformou acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), não chega a ser novidade. Já há alguns anos, a jurisprudência do STJ tem se firmado no sentido de que é cabível a condenação por lucros cessantes quando descumprido o prazo para a entrega do imóvel objeto do compromisso de compra e venda.

Nesse caso, de maneira acertada, tem se entendido que há presunção de prejuízo do promitente-comprador, cabendo ao vendedor, para se eximir do dever de indenizar, fazer prova de que a mora contratual não lhe é imputável.

Em outras palavras, a jurisprudência do STJ tem reconhecido que os lucros cessantes são devidos em caso de atraso na entrega do imóvel, independente de maiores provas, tendo em vista que, nessa hipótese, é indiscutível a restrição à fruição, gozo e disposição do imóvel e, nessa medida, o dano causado aos promitentes-compradores.

Embora não seja novidade, a decisão é um ótimo sinal, pois confirma que o STJ tem preservado a jurisprudência que tem marcado sua recente evolução, caracterizada por estar mais voltada para a observação do fato concreto e suas circunstâncias do que simplesmente para a letra fria da lei, o que significa que se tem buscado ser, de fato, mais justo em suas decisões.

. Por: Gustavo Milaré, advogado, mestre e doutor em Direito Processual Civil, sócio do escritório Meirelles Milaré Advogados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira