Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2008 - 09:33

Nova vacina contra a tuberculose

A Farmacore, uma microempresa paulista de base biotecnológica, juntamente com o Instituto Milênio de Pesquisas em Tuberculose (IMPT) e o Núcleo de Pesquisas em Tuberculose (NPT) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, está desenvolvendo o DNA-hsp65, um biofármaco para imunoterapia da tuberculose, projeto que recebeu R$ 717 mil da FINEP, por intermédio do Programa de Subvenção Econômica. A vacina ainda está em fase de experimentação e testes clínicos em cobaias.

A cura da tuberculose depende essencialmente do sistema imunológico e, nos indivíduos infectados, esse sistema está comprometido e não consegue controlar a infecção e eliminar os bacilos. "A administração dessa vacina terapêutica muda o padrão de resposta imune nos indivíduos infectados, levando à sua cura", explica o Dr. Celio Lopes Silva, consultor científico da Farmacore.

Como a vacina atua no sistema imunológico, não ocorre o desenvolvimento de bactérias resistentes e aquelas que são resistentes aos medicamentos comuns também são eliminadas pelo sistema imunológico. É um processo inovador, que tem a perspectiva de aumentar consideravelmente as chances de cura da doença.

O biofármaco pode se tornar a primeira vacina terapêutica do mundo, com a propriedade de curar os indivíduos infectados, doentes, pacientes com a bactéria resistente e pacientes coinfectados com tuberculose e Aids. "O conceito é diferente da BCG, por exemplo, que é uma vacina preventiva para a tuberculose", explica o Dr. Celio.

O uso da imunoterapia para prevenção e tratamento da tuberculose tem surgido como uma excelente alternativa terapêutica e pesquisas nesta área vêm sendo feitas por instituições internacionais como a OMS, a STOP-TB e a Bill Gattes Foundation. O DNA-hsp65 é ainda de fácil obtenção e pode ser formulado em sistemas de liberação em dose única.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a tuberculose atinja um terço da população mundial e mate 5 mil pessoas por dia. Os países em desenvolvimento registram 95% dos casos e 98% das mortes pela doença. Só no Brasil, são 128 mil novos casos por ano. | www.finep.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira