Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2008 - 09:41

Doze medalhistas olímpicos competirão na etapa brasileira da copa do mundo de tiro esportivo


Doze medalhistas olímpicos, com um total de 24 pódios, já estão confirmados na etapa brasileira da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, de 22 a 29 de março. E essa elite do esporte encontrará no Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, no Complexo Esportivo de Deodoro, construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, um local de competição à altura de seu talento e que foi selecionado, pelo seu design, para participar da VI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, em abril, em Lisboa. A etapa nacional da Copa do Mundo de Tiro Esportivo é uma realização da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), com patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Exército Brasileiro.

Antes da etapa brasileira da Copa do Mundo, o Complexo Esportivo de Deodoro receberá o Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo, de 16 a 24 de março. A competição oficial terá representantes de sete países do continente (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia). A novidade é que pela primeira vez atletas de fora da América do Sul participarão como convidados. Estão confirmados atletas de Angola, Emirados Árabes, Grécia, Suíça e Noruega. A iniciativa aumentará o nível da competição e permitirá, por exemplo, que o brasileiro Stenio Yamamoto enfrente um de seus adversários dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o suíço Christoph Schmid.

O Complexo Esportivo de Deodoro reúne quatro centros esportivos permanentes: Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, o Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes, o Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques e o Centro de Hóquei sobre Grama Sargento João Carlos de Oliveira. No total, são mais de 100 mil metros quadrados de área construída.

O Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, que pode receber provas de bala e prato, é considerado o mais qualificado da América Latina e tem o nome do atirador que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos, na Antuérpia, em 1920. A instalação é multiuso, com todos os equipamentos para as provas de 10, 25 e 50 metros. Os postos ou estações são providos de iluminação adequada e isolamento acústico, sendo que o de 10 metros é climatizado.

Com índice para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 nas provas de pistola de ar 10m e tiro rápido 25m, o brasileiro Júlio Almeida acredita que o Complexo Esportivo de Deodoro será um trunfo na preparação para a competição. “O estande é excepcional, como poucos no mundo. Foi todo pensado para dar a melhor condição ao atleta. A estrutura otimiza os treinos, principalmente os da prova de pistola 25m. Além disso, poderemos observar adversários nestes eventos internacionais”, explica Júlio.

As inscrições para a etapa brasileira da Copa do Mundo terminam apenas no dia 19 de março, e estão confirmados 268 atletas de 45 países até o momento. Entre eles, a búlgara Maria Grozdeva e a sérvia Jasna Sekaric, ambas com cinco pódios olímpicos, e outros quatro medalhistas de Atenas 2004: Christian Planer (Áustria), Christian Lusch (Alemanha), Jozef Gonci (Eslováquia) e Michael Anti (Estados Unidos). Os outros medalhistas olímpicos já inscritos são Franck Dumoulin (França), Harald Stenvaag (Noruega), Iulian Raicea (Romênia), Martin Tenk (República Tcheca), Tanyu Kiriakov (Bulgária) e Torben Grimmel (Dinamarca).

Stenio Yamamoto, que disputará em Pequim as provas de pistola livre 50m e pistola de ar 10m, também elogia o Centro Nacional de Tiro Esportivo. “É excelente, maravilhoso. Tem uma iluminação especial e foi construído com a disposição certa de todos os elementos. Pode ser equiparado ao CT de Bangcoc, na Tailândia, onde foi realizada a final da Copa do Mundo do ano passado”, elogia Stenio.

O design moderno do Complexo Esportivo de Deodoro é internacionalmente reconhecido. A obra foi uma das 35 selecionadas, entre 200 projetos de todo o mundo, e representará o Brasil na VI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, que acontece em abril, em Lisboa. O Complexo concorrerá ao Prêmio de Obras Construídas na categoria "Obra Construída de Jovem Arquiteto".

Para o presidente da CBTE, Frederico Costa, a instalação credencia o Brasil para receber eventos internacionais da modalidade: “Quando Guilherme Paraense conquistou a medalha de ouro, em 1920, já se sonhava com um acontecimento como este. Existem poucos países no mundo que recebem um legado como o que foi deixado pelos Jogos Pan-americanos. O Centro Nacional de Tiro Esportivo tem padrão de primeiro mundo”, avaliou Frederico.

Para ter acesso ao Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense durante o Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo e a Copa do Mundo de Tiro Esportivo, os jornalistas deverão apresentar seus crachás funcionais na entrada da instalação e usá-los durante toda a sua permanência no local. | Foto: Estande de tiro no Complexo Esportivo de Deodoro

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira